Feira do Livro de Felgueiras entre 17 e 20 de outubro com dezenas de atividades

A Feira do Livro de Felgueiras, que decorre entre 17 e 20 de outubro, vai promover mostras e apresentação de livros, encontros com escritores, peças de teatro, oficinas, música ao vivo e street food, informou a autarquia.

O evento vai decorrer na Biblioteca e Arquivo Municipal.

A cerimónia de abertura ocorre no dia 17 de outubro, pelas 21:00, com a formalização da Rede de Bibliotecas de Felgueiras e com assinatura do Acordo do Plano Local de Leitura pela comissária do Plano Nacional de Leitura 2017, Teresa Calçada.

De seguida, Martinho Soares, professor de línguas clássicas na Universidade Católica no Porto, falará sobre as linhas essenciais da literatura de Mário Cláudio, autor galardoado e responsável por várias obras de ficção, poesia, teatro, livros infantis e ensaio, de entre as quais, nos será apresentado o livro “Tríptico da Salvação”, terminando o serão com uma sessão de autógrafos com o autor da obra.

No dia 18 de outubro, sexta-feira, a par da mostra de livros, o dia será reservado a encontros de alunos com escritores, para isso contaremos com a presença de João Manuel Ribeiro, poeta, editor e investigador, um dos escritores mais produtivos e respeitados da literatura para a infância e juventude, com mais de cinco dezenas de obras publicadas, e José Fanha, poeta e declamador, autor de histórias e poesia para a infância.

No sábado, dia 19 de outubro, a programação continua com uma exposição de livros de escritores locais e uma tertúlia com os autores, uma oficina sobre a arte de marmorear papel dinamizado pela oficina de conservação e restauro da Câmara Municipal de Felgueiras, e mais uma vez um encontro com escritores: Raquel Patriarca, Fernando Campos e Sérgio Lizardo, que nos falarão sobre os seus livros e escrita literária.

O serão é reservado ao escritor felgueirense José Quintela, que apresentará o seu livro O Futuro foi Ontem, seguido de um momento musical proporcionado pelo grupo Há Lá Trio num dueto com palavras da escritora Miká.

No domingo, 20 de outubro, às 16:00, mais uma vez numa sessão dedicada a crianças, Raquel Brochado apresentará o livro “Foral de Felgueiras”, com ilustrações de Joana Antunes, uma edição que será oferecida a todos os alunos do 5.º e 6.º anos das escolas do concelho.

A tarde de domingo ficará ainda marcada pelo Grupo de Teatro Ringue – Bordados de Estórias, que apresentará A lenda de Santa Quitéria e a Lenda da Casa do Diabo.