Está em
Início > Destaque > Feira “Expolixa” dedicada aos bordados manuais regressa 16 anos depois

Feira “Expolixa” dedicada aos bordados manuais regressa 16 anos depois

O certame dedicado aos bordados manuais que se realizava na Lixa, no concelho de Felgueiras, designada Expolixa, vai voltar a realizar-se este ano, década e meia depois da última edição, informou fonte da organização.

O evento vai decorrer de 16 a 19 de agosto, na Praça do Comércio, no centro da Lixa, reunindo vários artesãos de bordados manuais certificados, da zona da Lixa, mas também de outros tipos, de vários pontos do país, acrescentou a fonte.

Além dos bordados, o novo figurino da Expolixa, agora na sua 18.ª edição, acrescenta a vertente da gastronomia e animação.

Ao longo dos quatro dias, o programa será enriquecido com música tradicional, com grupos do concelho, mas também com a atuação de Cuca Roseta, no encerramento.

A Expolixa é organizada pela Cooperativa do Bordados da Lixa, com o apoio da Câmara de Felgueiras e das várias juntas de freguesia da zona da Lixa.

 

“Promover os produtos e dando-os a conhecer às gerações mais novas”

 

Em declarações à Lusa a propósito do certame, fonte da câmara municipal explicou que a ideia de retomar o evento, em parceria com as instituições daquela zona do concelho, surgiu da vontade de voltar a dar visibilidade aos bordados manuais, uma tradição muito antiga na região, em especial da zona da Lixa.

 

bordado da Lixa5

 

Para o município, esta é ainda uma forma de dar visibilidade aos artesãos, “que bem merecem”, ajudando “a promover os seus produtos e dando-os a conhecer às gerações mais novas”.

O evento foi organizado durante vários anos na Escola Secundária de Felgueiras, a última das quais em 2002.

 

Top