Está em
Início > Sociedade > Felgueiras aprova medida que torna mais célere o reembolso dos manuais escolares

Felgueiras aprova medida que torna mais célere o reembolso dos manuais escolares

O reembolso dos manuais escolares no concelho de Felgueiras será este ano mais célere e menos burocrático, sendo realizado através de um cheque escolar que evitará o esforço financeiro das famílias e apoiará o comércio local, informou a autarquia.

A medida, aprovada hoje em reunião ordinária da Câmara Municipal, altera a metodologia de reembolso dos manuais escolares aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

“O processo adotado nos últimos anos era excessivamente burocrático, o que conduzia ao reembolso tardio às famílias, razões pelas quais se propôs, já para este ano letivo de 2018/2019, o recurso a uma parceria com as livrarias/papelarias com sede no concelho de Felgueiras”, refere a autarquia em comunicado.

A simplificação e celeridade do processo pretendem libertar economicamente as famílias no início do ano escolar e, para isso, a metodologia proposta e aprovada consiste na atribuição de um “cheque escolar”, atribuído pelo Município, aos encarregados de educação, e que pode ser entregue na livraria protocolada, no momento de aquisição dos cadernos de atividades/manuais escolares, libertando as famílias do esforço financeiro associado a esta altura do ano.

A nova metodologia evitará os constrangimentos verificados em anos anteriores, relacionados com os reembolsos dos manuais escolares, defende ainda a autarquia.

Na prática, será emitido um “cheque escolar”, pelo Município de Felgueiras, aos encarregados de educação que apresentarem a respetiva candidatura mediante os prazos e requisitos oportunamente divulgados, cheque esse que poderá ser entregue nas livrarias concelhias aderentes (listagem a divulgar igualmente em momento oportuno), à sua escolha, para desse modo beneficiarem do auxílio económico.

A comunidade educativa foi auscultada em todo este processo, mostrando-se empenhada em colaborar com o Município, visto que considera a metodologia uma mais-valia para as famílias beneficiárias do apoio, bem como para desenvolver e incentivar o comércio local.

Em comunicado, a autarquia dá ainda conta da satisfação das livrarias protocoladas e a importância da medida adotada para o desenvolvimento do comércio local.

 

Top