FELGUEIRAS: Câmara apoia aquisição de manuais escolares a mais de 2.500 famílias

Os apoios destinam-se a famílias que apresentem dificuldades financeiras, tendo em consideração o escalão definido pela Segurança Social

A Câmara de Felgueiras anunciou hoje que vai manter o apoio a mais de 2.500 famílias na aquisição de manuais escolares a todos os alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, no valor de 150.000 euros.

O presidente da autarquia, Inácio Ribeiro, citado em comunicado, realça que estas medidas e apoios “além de uma aposta clara na educação e formação dos jovens são uma ajuda fundamental no orçamento familiar de milhares de felgueirenses”.

Os apoios destinam-se a famílias que apresentem dificuldades financeiras, tendo em consideração o escalão definido pela Segurança Social.

A autarquia continua a assegurar, de forma gratuita, as refeições aos alunos pertencentes ao escalão 1, definido pela Segurança Social e 50% às crianças abrangidas pelo escalão 2.

O transporte de e para as escolas dos alunos do 1º ciclo ao ensino secundário será, novamente, assegurado pelo município que, através de um grande investimento, comparticipará as deslocações em condições mais vantajosas para as famílias do que as estipuladas a nível nacional.

O prolongamento de horário é outro serviço que a autarquia continuará a promover por moto próprio, ou a apoiar, em parceria, a existência deste serviço em todos os estabelecimentos do pré-escolar e do 1ºciclo que dele tenham necessidade.

Com o intuito de incentivar uma alimentação saudável, logo desde tenra idade, todas as crianças e alunos do pré-escolar e 1º ciclo, a partir do início do próximo ano letivo, receberão, duas vezes por semana, a meio da manhã ou a meio da tarde, fruta e vegetais, ao abrigo do Regime da Fruta Escolar.