Está em
Início > Cultura > Felgueiras comemora centenário da chegada do comboio à Longra

Felgueiras comemora centenário da chegada do comboio à Longra

O município de Felgueiras assinala hoje, pelas 15:30, o centenário da chegada da linha férrea ao concelho, avançou fonte da autarquia.

As comemorações decorrem hoje na Longra, com uma cerimónia protocolar de descerramento da placa comemorativa, na rua Camilo Carvalho da Fonseca (em frente à farmácia da Longra).

O momento será enriquecido com a atuação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Lixa.

No mesmo dia, será prestada uma homenagem ao Conselheiro Barbosa Mendonça, nascido em Rande, a 7 de dezembro de 1858 e falecido a 3 de Agosto de 1932 na mesma freguesia.

Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi administrador do Concelho e Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras de 1893 a 1901. Foi jornalista fundador do jornal “A Semana de Felgueiras” e o grande impulsionador da chegada do Caminho-de-ferro até à Longra, no dia 10 de maio de 1914.

No programa consta ainda a apresentação do livro “O Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios” pelo autor Dr. José Fernando Coelho Ferreira, na Casa de Valdemar.

De referir que estas comemorações tiveram início no dia 10 de maio com a inauguração de uma exposição de fotografia de Sílvia Gonçalves, intitulada “Estações Esquecidas”, patente na Biblioteca Municipal, até ao dia 31 de maio.

As comemorações do centenário da chegada do comboio ao concelho decorrerão até ao final do ano 2014, e contemplam a celebração do centésimo aniversário da chegada de este meio de transporte a Felgueiras e à Lixa, a assinalar nos meses de junho e setembro respetivamente

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com