Felgueiras concede Medalha de Ouro a figuras importantes para o concelho

Os agraciados são Eurico Lemos Pires, Luís Soares, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF) e a Associação de Municípios do Vale do Sousa (VALSOUSA)

A Câmara de Felgueiras atribuiu a Medalha de Ouro do concelho a quatro figuras – duas individuais e duas coletivas – por elevados préstimos a Felgueiras na área da educação e associativismo autárquico, revelou fonte da autarquia.

Os agraciados são Eurico Lemos Pires, Luís Soares, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF) e a Associação de Municípios do Vale do Sousa (VALSOUSA).

As quatro distinções  foram propostas pelo presidente da câmara, Inácio Ribeiro, na reunião de 2 de outubro do executivo municipal. O ato solene de entrega das medalhas será no dia 15, pelas 21:00.

Eurico Lemos Pires, antigo docente da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico do Porto (IPP), já aposentado, foi o responsável pelo projeto de criação e pela localização em Felgueiras da ESTGF. O professor universitário foi o primeiro Diretor deste estabelecimento de ensino, sendo-lhe reconhecido o papel que desempenhou na sua criação e implementação. Em 2009, a ESTGF atribuiu o nome do docente universitário ao seu edifício principal; o IPP, em 2013, reconhece o seu elevado valor com o título de Professor Emérito.

Luís de Jesus Santos Soares, atualmente Professor catedrático aposentado da Universidade do Minho e Provedor do Estudante do IPP, é doutorado pela Universidade de Birmingham (Reino Unido). Como diretor do IPP, acompanhou e teve um papel muito importante em todo o processo que culminou na criação da ESTGF.

A ESTGF, estabelecimento de ensino superior do IPP, foi criada por decreto-lei n.º 264/99, que ampliou a rede do Ensino Superior Politécnico Público, tendo iniciado as suas atividades escolares no ano letivo de 1999/2000, com o curso de licenciatura Bietápica em Ciências Empresariais. Ao fim de 15 anos, a ESTGF é a instituição que desempenha papel importante na democratização do acesso ao ensino superior no concelho e na região, garantindo a formação dos jovens e incremento da investigação.

A Associação de Municípios do Vale do Sousa (VALSOUSA), constituída a 15 de julho de 1989, tem pautado a sua ação nas áreas da promoção do desenvolvimento económico, social e ambiental; na conceção e execução de projetos de valorização dos recursos do Vale do Sousa; na proteção e promoção do património histórico, cultural e turístico da região e no desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento no Vale do Sousa. É constituída pelas seguintes autarquias: Felgueiras, Castelo de Paiva, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Lousada.