Está em
Início > Cultura > Felgueiras conclui restauro do altar principal no Santuário de Santa Quitéria

Felgueiras conclui restauro do altar principal no Santuário de Santa Quitéria

A Confraria de Santa Quitéria anunciou hoje ter concluído o restauro do retábulo do altar principal do Santuário de Santa Quitéria, em Felgueiras, intervenção que custou cerca de 40 mil euros.

Os trabalhos prolongaram-se por cerca de sete meses e incidiram nas partes do retábulo que estavam mais degradadas, algumas das quais em talha dourada do século XVII.

“O retábulo estava em muito mau estado, com peças atacadas pelas térmitas. Havia bocados que já só tinham a tinta e não tinham madeira no interior”, explicou à Lusa José Pinheiro, juiz da Confraria de Santa Quitéria.

O restauro permitiu descobrir vestígios de ouro e devolver ao retábulo as cores originais.

Altar de Sanata Quitéria2

“Pretendíamos que o altar voltasse à origem, embora na origem ele fosse revestido a folha de ouro, que foi desaparecendo ao longo dos anos”, assinalou, frisando que a pintura que havia até há pouco não era a original, mas que agora “as cores são as originais”.

Um dos aspetos de destaque do restauro agora concluído incidiu na porta do sacrário, que foi reconstruída, recorrendo a uma obra de arte de um pintor.

“A porta do sacrário estava bastante deteriorada e teve de ser reconstruída, por isso optámos por recorrer a um pintor, que fez uma obra de arte que valoriza o retábulo”, a anotou o juiz da confraria.

Enquanto decorreram as obras, no altar de Santa Quitéria, visitado anualmente por milhares de devotos, esteve uma tela com a fotografia do retábulo.

Altar de Sanata Quitéria3

José Pinheiro adiantou que o restauro do retábulo era uma obra prioritária, mas até 2019 serão desenvolvidas mais intervenções no templo.

“Em 2019, a construção do santuário fará 300 anos. Por isso, temos mais intervenções para realizar e algumas atividades para as comemorações”, avançou.

O dia de Santa Quitéria assinala-se a 22 de maio, mas a festa em honra da santa decorre, no domingo, com as tradicionais novenas e o encontro de idosos do concelho.

 

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com