Está em
Início > Autarquias > Felgueiras cria mecanismos para incutir às crianças hábitos alimentares e de vida saudáveis

Felgueiras cria mecanismos para incutir às crianças hábitos alimentares e de vida saudáveis

A Câmara Municipal de Felgueiras está a distribuir em todas as Escolas Básicas do concelho uma caderneta de cromos intitulada “A Quinta Mágica” com o objetivo de incentivar as crianças a consumirem alimentos saudáveis, revelou fonte da autarquia.
A iniciativa é desenvolvida pelos serviços da educação da autarquia e abrange 2234 crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino do 1º ciclo.
“Queremos alertar os jovens para a importância de uma alimentação equilibrada”, explicou Inácio Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, aquando da entrega dos exemplares nas escolas do concelho.
“A publicação é, acima de tudo, um suporte que permite aos docentes desenvolverem atividades que motivem as crianças a consumirem fruta e vegetais, alimentos benéficos para a saúde”, acrescentou.
“Esta publicação surge aliada a um conjunto de medidas que a autarquia tem vindo a implementar no sentido de motivar as crianças e os jovens a adotarem bons hábitos de vida”, frisou o vereador da Educação, João Sousa, que realçou a facilidade de acesso a equipamentos desportivos para a prática de atividade física e a existência de programas de Ocupação de Tempos Livres.
A primeira edição da caderneta “A Quinta Mágica” permite aos alunos/as do 1.º ciclo aprofundarem os seus conhecimentos sobre as diferentes frutas e produtos hortícolas contribuindo para o sucesso do programa Regime de Fruta Escolar, de âmbito Europeu.
O Regime de Fruta Escolar consiste na distribuição gratuita de 1 peça de fruta, 2 vezes por semana, aos alunos/as do 1.º ciclo que frequentam os 28 estabelecimentos de ensino básico do concelho, abrangendo atualmente 2234 crianças.
A implementação daquele programa ganha especial importância com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) relativamente à necessidade da ingestão diária de 400 gramas de fruta e hortícolas por pessoa, sendo particularmente relevante e imprescindível o consumo de frutas e hortícolas entre a população escolar.
A caderneta é um recurso didático que descreve, através das personagens da “A Quinta Mágica”, as principais características de cada fruto/hortícola incluídas no programa; ilustra a árvore/plantação de onde provém; exibe um quadro informativo com a fruta/hortícola da época com base nas quatro estações do ano e inclui um conjunto de atividades/jogos que apoiam na assimilação do conteúdo.
A atividade prevê a distribuição de uma coleção de cromos, um por cada dia de distribuição de fruta/hortícola, para que cada criança o cole na sua caderneta, incentivando-a desta forma a consumir a peça de fruta/hortícola na totalidade.
O projeto vai mais longe: com base na descrição das 12 personagens da “A Quinta Mágica” e na restante informação da caderneta, as crianças irão ter a oportunidade de participarem num concurso, com uma história e uma ilustração, desenvolvendo a imaginação e a criatividade.
Os quatro melhores trabalhos (um por cada ano escolar) receberão um prémio, mas o trabalho vencedor (o melhor dos quatro) irá fazer parte da caderneta do próximo ano.

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com