FELGUEIRAS: Especialistas e empresários debatem investimentos nos CPLP

Especialistas e empresários vão debater, na sexta-feira, em Felgueiras, investimentos e procura de novos mercados, numa conferência que apresentará o projeto de apoio à internacionalização, anunciou fonte da autarquia.

“Dar a conhecer aos empresários o potencial de outros países com vista a incrementar e melhorar as parcerias, o desenvolvimento de negócios, o investimento e os modelos de cooperação com países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)” é o objetivo da conferência, lê-se em comunicado.

O evento decorrer pelas 16:00, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras.

Serão debatidos temas como a implementação de métodos que dinamizem a agricultura, os serviços e a indústria, em especial a do calçado.

A ordem de trabalhos promete realçar um dos principais objetivos apontados pela CPLP que se prende com  a “cooperação particularmente nos domínios económico, social, cultural, jurídico e técnico-científico e a materialização de projetos de promoção”.

O programa anuncia a apresentação de um “manual de boas práticas ambientais na indústria do calçado”, pelo Centro de Inovação e Investigação de Ciências Empresariais e Sistemas de Informação.

Outro ponto alto desta conferência será a apresentação do TAMS-IN – Projeto de Apoio à Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME’s),  promovido pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS). Este projeto visa envolver um conjunto de empresas num programa estruturado de intervenção, com início em 2015 até ao final de 2016.

O presidente da autarquia, Inácio Ribeiro, citado em comunicado, realça que “esta iniciativa insere-se no plano estratégico que está a ser levado a cabo pelo município, no sentido de dar a conhecer aos empresários o potencial de outros países com vista a incrementar e melhorar as parcerias, o desenvolvimento de negócios, o investimento e os modelos de cooperação”.

O autarca menciona ainda o facto de Felgueiras ter geminações com países da CPLP – Brasil, Cabo Verde e Moçambique – e frisa a importância de dotar os empresários com informação acerca da realidade cultural, económica e social de cada um, no sentido de referenciar necessidades, apresentar soluções e contribuir para potenciar as economias.

A Conferência sobre o Investimento nos Países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é organizada pelo município de Felgueiras, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, pela Associação Empresarial de Felgueiras e pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa.