Está em
Início > Destaque > Felgueiras investiu 11,5 milhões de euros em água e saneamento desde 2010

Felgueiras investiu 11,5 milhões de euros em água e saneamento desde 2010

A Câmara de Felgueiras informou hoje ter investido desde 2010 cerca de 11,5 milhões de euros na ampliação das redes de água e saneamento, beneficiando mais de 10.000 munícipes.

De acordo com um comunicado da autarquia, naquele período procedeu-se à colocação de mais de 150 quilómetros de infraestruturas que fizeram chegar as redes a mais residências.

“Estão em fase de conclusão, em várias freguesias do concelho, obras de ampliação de infraestruturas básicas”, lê-se no documento.

Segundo a autarquia, foram construídos 82 quilómetros de rede de água e 74 de rede de saneamento, em várias freguesias.

Obras EN 101 Felgueiras 2

O investimento permitiu que mais de 8.000 munícipes efetuassem a ligação à rede de abastecimento de água e 4.000 à rede de saneamento.

O município acrescenta ter concluído agora as últimas obras apoiadas pelo anterior quadro comunitário (QREN), aprovadas em regime de ‘overbooking’, num investimento de dois milhões de euros.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, destaca o esforço financeiro realizado nos últimos anos para aumentar a cobertura dos sistemas públicos de água e saneamento, “cumprindo os objetivos estabelecidos no Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais”.

O autarca acrescenta que “estão também a decorrer obras para as quais não é possível garantir comparticipação comunitária, mas que a Câmara não quis deixar de executar, com recursos próprios, para garantir “o fecho de alguns subsistemas e com enorme importância para a garantia do bem-estar da população”.

Destaca-se, por outro lado, que o sistema de água da Lixa está concluído e a autarquia está a efetuar investimentos nos sistemas de Margaride e de Airães.

Posteriormente, serão beneficiados os sistemas de Idães e de Penacova.

No comunicado, evidencia-se também que foram realizados investimentos nos reservatórios de água de Margaride e Rande para melhorar o sistema de abastecimento de água nas freguesias de Pinheiro, Sendim, Rande e Unhão.

 

APM.

Lusa/fim

 

 

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com