Está em
Início > Destaque > Felgueiras prepara novos programas de voluntariado e apoio aos jovens do concelho

Felgueiras prepara novos programas de voluntariado e apoio aos jovens do concelho

 

A Câmara de Felgueiras vai avançar este ano com a reformulação do programa de voluntariado municipal e vai criar um programa ocupacional que irá abranger 30 jovens, proporcionando-lhes uma experiência profissional numa instituição ou associação do concelho.

“Pretendemos que jovens possam adquirir, em tempo de férias, uma experiência que os faça crescer, a nível pessoal e profissional, e que possam dar à instituição onde estarão inseridos um contributo positivo”, avançou ao Expresso de Felgueiras, Joel Costa, vereador do pelouro da Juventude da autarquia.

O programa será desenvolvido através de protocolos com instituições sociais, juntas de freguesia e associações do concelho.

“No final de cada experiência queremos que os envolvidos sintam que esta junção de sinergias tenha sido uma mais-valia”, revelou o vereador.

Prevista para 2018 está também uma reformulação ao programa de voluntariado jovem, que a autarquia pretende alargar a todas as idades.

“Deixará de ser voluntariado jovem e passará a estar disponível para pessoas que queiram fazer voluntariado, independentemente da idade”, explicou Joel Costa.

O voluntariado será praticado em instituições sociais do concelho e associações.

Em 2018, será também lançado um cartão jovem municipal, que trará descontos no comércio local, serviços e no acesso a equipamentos municipais.

Ao Expresso de Felgueiras, Joel Costa confirmou que o cartão estará disponível brevemente.

A ser preparado está ainda um programa de bolsas de estudo para alunos do ensino superior, que deverá ser finalizado em 2018 e contemplado no orçamento da Câmara de Felgueiras de 2019.

Entrega de diplomas a voluntários de Felgueiras

No final de 2017, a autarquia entregou diplomas e bolsas aos participantes no Programa Municipal de Voluntariado Jovem.

Joel Costa agradeceu o empenho e dedicação dos 27 jovens voluntários e manifestou o reconhecimento de todas as entidades envolvidas.

As ações de voluntariado decorreram entre julho e setembro de 2017 em várias entidades do concelho.

 

 

 

Top