Está em
Início > Cultura > Felgueirense fundador das primeiras escolas públicas homenageado na Biblioteca

Felgueirense fundador das primeiras escolas públicas homenageado na Biblioteca

 

A Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras acolhe uma exposição de duas figuras do primeiro Liberalismo português, José Liberato Freire de Carvalho e Custódio Pereira de Carvalho, este último um felgueirense, natural da freguesia de Santão, fundador das primeiras escolas públicas.

A mostra, que decorre até ao final do mês de setembro, aborda a participação na vida política e as causas culturais e beneméritas a que se dedicaram Custódio Pereira de Carvalho e José Liberato Freire de Carvalho natural de Coimbra.

A inauguração da mostra, inserida nas Jornadas Europeias do Património, contou com a presença do presidente da Câmara de Felgueiras, Inácio Ribeiro, do presidente da Assembleia Municipal, Rui Marinho, da vereadora da Cultura, Carla Meireles, do presidente da Junta de Freguesia de Santão, Hélder Silva, de investigadores e familiares dos homenageados, além de convidados, amigos e de todos os que não quiseram perder o momento.

Na altura, o presidente da autarquia sublinhou o ato “nobre e a missão distinta e discreta” que Custódio Carvalho teve.

Citado em comunicado, o autarca realçou que “ao longo dos tempos, Felgueiras teve homens e mulheres que marcaram a história do município, de Portugal e a alma Portuguesa no mundo”.

Inácio Ribeiro referiu que a Câmara Municipal continuará a desenvolver o trabalho que tem vindo a ser efetuado com vista a documentar tudo o que seja, do ponto de vista científico e cultural, importante para memória futura, justificando que “o substrato cultural de um povo é o pilar fundamental para garantir o sucesso dos seus objetivos. No caso de Felgueiras, valorizaremos sempre o nosso património, a nossa cultura, as nossas raízes”.

O autarca concluiu a sua intervenção com um elogio ao homenageado Custódio Carvalho e a todos os felgueirenses.

“Aqui está mais uma prova da grande dinâmica e da capacidade empreendedora das nossas gentes”.

O felgueirense Custódio Pereira de Carvalho, além de negociante em Londres (onde veio a falecer, em 1854), foi um reconhecido benemérito de obras realizadas no concelho de Felgueiras, tendo, por exemplo, fundado as primeiras escolas públicas: Caramos, Pedreira, Santão, Varziela e Vila Cova da Lixa. Por sua vez, José Liberato foi tradutor, pioneiro do jornalismo em Londres e em Portugal, foi deputado, redator da Gazeta de Lisboa, administrador da Imprensa Nacional e sócio da Academia das Ciências de Lisboa.

 

 

 

 

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com