Está em
Início > Destaque > Festival Melão Casca de Carvalho sábado em Penafiel com os melhores produtores

Festival Melão Casca de Carvalho sábado em Penafiel com os melhores produtores

O primeiro festival do melão casca de carvalho, agendado para sábado em Penafiel, vai reunir os melhores produtores daquele produto típico do Vale do Sousa, avançou hoje à Lusa fonte da organização.

O evento vai realizar-se no Largo da Ajuda, no centro histórico da cidade, e nele poderão também ser degustados outros produtos típicos. A Adega Cooperativa de Penafiel também estará presente, com vinho da região.

Este evento, acrescenta a fonte, vai contar com a participação de restaurantes e bares, com menus ajustados ao festival, com sardinhas assadas, pimentos e broa de milho.

O festival é organizado pela Câmara e pela Confraria do Melão Casca de Carvalho, em colaboração com a Associação de Produtores de Melão e Hortícolas do Vale do Sousa.

Os apreciadores do produto poderão adquiri-lo, à fatia ou inteiro, entre as 10:00 e as 22:00, o horário de funcionamento.

O peso médio de cada melão ronda os cinco a seis quilogramas, mas alguns chegam a pesar nove, de acordo com os produtores ouvidos pela Lusa. Cada exemplar pode custar, em média, 25 a 30 euros. Lousada, Paredes, Penafiel, Felgueiras e Amarante são os concelhos com maior produção.

José Rocha Fernandes, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, explica que evento pretende colocar em contacto os produtores com os apreciadores e fazer face ao pico de produção do fim de agosto e início de setembro.

Ao longo do dia haverá animação, com atuação de ranchos folclóricos, cantares ao desafio, cavaquinhos e outros grupos de música popular portuguesa.

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com