Filandorra em Amarante apresenta peça de teatro para cerca de 500 alunos

A Filandorra – Teatro do Nordeste continua a marcar a agenda cultural da região com a iniciativa “Março o mês do teatro”, que entrou na terceira semana com nove espetáculos para todos os públicos nos distritos do Porto e Vila Real.

A Companhia está, desde segunda-feira, em Amarante com o Ciclo de Teatro Vicentino, que consta da apresentação da peça Auto da Barca do Inferno para todos alunos daquele concelho que frequentam o 9º ano de escolaridade.

Durante três dias, o teatro vai ao encontro dos alunos, com as representações a serem feitas nas próprias escolas, num total de cinco espetáculos que envolverão cerca de 500 alunos.

O objetivo, adianta a companhia em comunicado, é “transformar” a escola num espaço vivo de teatro, com a envolvência da comunidade escolar nas componentes do texto dramático, texto, dramaturgia, encenação, interpretação, cenário, guarda-roupa, luminotecnia e sonoplastia.

Hoje, a companhia vai estar no Agrupamento de Escolas Amadeo de Sousa Cardoso, com sessões agendadas na Escola Sede do Agrupamento no período da manhã e à tarde na E.B. 2,3 de Vila Caiz.

Na quarta-feira, é a vez do Agrupamento de Escolas de Amarante “receber” a companhia, que apresenta da parte da manhã o espetáculo na escola Sede e à tarde na E.B. 2,3 do Marão.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Amarante, que renovou recentemente o Protocolo de Cooperação nos domínios da formação e animação teatral com a Filandorra, numa aposta contínua na formação de novos públicos para o teatro.