Freamunde bate Oriental e recupera liderança da II Liga

Ansumane inaugurou o marcador aos 13 minutos, correspondendo de cabeça a um livre de Jô da direita, e Tiago Leão, que se estreou na II Liga, entrando aos 87 minutos, marcou os restantes dois, repetindo o tento que decidiu a terceira eliminatória da Taça de Portugal, no último domingo, diante do Felgueiras (3-2)

O Freamunde recuperou hoje a liderança na II Liga de futebol, após bater no seu reduto o “aflito” Oriental (3-0), que jogou com menos um jogador toda a segunda parte da partida da 11.ª jornada.

Ansumane inaugurou o marcador aos 13 minutos, correspondendo de cabeça a um livre de Jô da direita, e Tiago Leão, que se estreou na II Liga, entrando aos 87 minutos, marcou os restantes dois, repetindo o tento que decidiu a terceira eliminatória da Taça de Portugal, no último domingo, diante do Felgueiras (3-2).

Com este merecido triunfo, o oitavo no campeonato, o Freamunde passou a somar 25 pontos e cavou o fosso para os diretos perseguidores na luta pela promoção, ficando com três pontos de avanço sobre o Benfica B, que não pode subir, e beneficiando do empate da Oliveirense na receção ao Marítimo B (1-1) e da derrota do União da Madeira em Tondela (3-1).

O Oriental, por sua vez, caiu para o último lugar, com os mesmos oito pontos, e do jogo desta tarde pode apenas queixar-se da expulsão de Daniel Almeida, aos 45 minutos, após uma entrada merecedora, no limite, de um cartão amarelo, o que não justifica a pouca ambição que mostrou em campo.

Os locais não realizaram uma grande exibição, nem o encontro teve um ritmo intenso, mas foram sempre mais objetivos e dominadores, em especial no segundo tempo.

Neste período, Fausto Lourenço, por cinco ocasiões, esteve perto de marcar, mas seriam Jô e Bruno Santos verdadeiramente a colocar à prova Tiago, ambos no minuto 80.

O guarda-redes do Oriental só não conseguiu evitar os dois golos de Tiago Leão, avançado formado no Freamunde, que necessitou apenas de sete minutos em campo para “bisar”, primeiro de cabeça e depois tirando partido de um ressalto, e transformar-se numa das figuras do encontro.

 

Jogo no estádio do SC Freamunde, em Freamunde.

Freamunde – Oriental, 3-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcador:

1-0, Ansumane, 13 minutos.

2-0, Tiago Leão, 90.

3-0, Tiago Leão, 90+4.

 

Equipas:

– Freamunde: Marco Rocha, Bruno Santos, Monteiro, Luís Pedro, Huguinho, Barbosa, Robson, Jô (Tiago Leão, 87), Pedrinho, Fausto Lourenço (Rui Raínho, 82) e Ansumane (Dally, 78).

(Suplentes: Jorge Baptista, Hugo Lopes, Rui Raínho, Toni, Dally, Tiago Cintra e Tiago Leão).

Treinador: Filó.

– Oriental: Mota, Tiago Rosa, Hugo Grilo (Henrique, 86), Daniel Almeida, João Pedro, Tiago Mota, Pedro Alves, Córdoba (Carlos Saleiro, 73), Valdo Alhinho (Leonel, 65), Roncatto e Mauro Bastos.

(Suplentes: Ricardo Janota, Seidi, Alexandre Rita, Leonel, Henrique, Miguel Paixão e Carlos Saleiro.)

Treinador: João Barbosa.

 

Árbitro: Jorge Ferreira (Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Hugo Grilo (25), Pedrinho (45+2), Barbosa (55), Valdo Alhinho (60) e Monteiro (68). Cartão vermelho direto para Daniel Almeida (45).

Assistência: Cerca de 400 espetadores.

 

CYA // NFO

Lusa/Fim