Está em
Início > Áudio > FUTEBOL: Antevisão dos jogos de fim de semana da AFP (C/ÁUDIO)

FUTEBOL: Antevisão dos jogos de fim de semana da AFP (C/ÁUDIO)

 

DIVISÃO ELITE – SÉRIE 2 | Antevisão da 17ª jornada

O Aliados de Lordelo – Lixa é o principal duelo da 17ª jornada da Divisão de Elite/Série 2 da Associação de Futebol do Porto (AFP). Lordelenses e lixenses vão defrontar-se pela quarta vez esta temporada.

Na primeira volta do campeonato, em setembro, no Estádio Senhor do Amparo, a equipa comandada por Pedro Barroso ganhou, por 0-1. Repetiu a vitória, em dezembro, no jogo da 1ª mão da Taça AFP, disputado em casa, por 2-1, mas acabou eliminado na prova, ao perder, na semana seguinte, na Lixa, por 3-0.

No domingo, as duas equipas vão entrar em campo para um novo ‘tira-teimas’ e com vontade de corrigir os desaires sofridos na primeira jornada de 2018. O Aliados foi derrotado pelo Paredes e o Lixa pelo Rebordosa.

O técnico do clube do concelho de Felgueiras considera que o reencontro com os lordelenses será “totalmente diferente” dos recentes jogos da Taça.

“Tanto eu como o Pedro Barroso aproveitamos para meter alguns jogadores que não têm sido tão utilizados, mas vamos defrontar o 1º classificado, uma equipa que já não perdia há muito. É uma excelente equipa, muito bem orientada, que conhece muito bem este campeonato e com vários jogadores experientes. Vai ser um jogo muito complicado”, antevê Bock.

Apesar visitar o reduto do líder da competição, Bock garante que a sua equipa não jogará à defesa no Estádio Cidade de Lordelo: “vamos jogar para ganhar, não vamos lá para o ponto”.

O Rebordosa, que faz a perseguição ao líder Aliados de Lordelo, recebe o aflito Penafiel B. Os penafidelenses encontram-se em zona de descida, mas o técnico rebordosense não espera facilidades.

“Vai ser mais um jogo complicado. Já na primeira volta notei que era uma equipa muito bem orientada e com grande capacidade. Não têm tido resultados muito positivos, mas é uma equipa muito forte a nível individual, com miúdos com muito futuro”, assinala Andrés Madrid.

“Se nós pensarmos que já conseguimos alguma coisa por termos conseguido 6 vitórias consecutivas, estamos muito enganados e podemos sofrer consequências. Por isso, vamos para este jogo com a mesma intenção e com a mesma atitude que temos tido nos últimos 6 jogos”, sublinha o treinador do Rebordosa.

O Penafiel B atravessa uma fase delicada da época. A equipa secundária rubro-negra perdeu os últimos 5 desafios e está afundada em zona de descida.

Hugo Neto está ciente de que será difícil pontuar no reduto de um dos candidatos à subida de divisão, que dispõe de “um plantel recheado de bons valores individuais, mas lembra que o jogo “começa em zero a zero”.

“Vamos fazer das nossas armas força e tentar procurar as fraquezas do Rebordosa, que não são muitas. Vamos lutar com todas as nossas forças, como até agora”, promete o timoneiro penafidelense.

A ronda contempla mais um dérbi da região: o Vila Meã recebe o Nun’Álvares. Os amarantinos necessitam de ganhar de forma a manterem-se na corrida pelos lugares de acesso ao play-off de promoção. Por outro lado, o emblema de Recarei tentará pontuar para permanecer a uma distância confortável da linha de descida.

No resto da jornada, Barrosas e Paços de Ferreira jogam intramuros, diante de Ermesinde e São Pedro Cova, respetivamente. O Paredes desloca-se ao terreno do ‘lanterna-vermelha’ Folgosa da Maia. O aflito Baião também vai fora de portas, mas a Sobrado.

Vilarinho e Tirsense medirão forças no dérbi do concelho de Santo Tirso.

 

DIVISÃO HONRA – SÉRIE 2 | Antevisão da 17ª jornada

O Vila Caiz tentará, na receção ao Citânia de Sanfins, corrigir a primeira derrota da época, sofrida na semana passada, em Alpendorada. Será uma das partidas da 17ª jornada da Divisão de Honra/Série 2 da Associação de Futebol do Porto (AFP).

No entanto, o conjunto amarantino vai defrontar um adversário moralizado pelo facto de ter abandonado a zona de descida pela primeira vez, na ronda anterior. Além disso, o coletivo de Paços de Ferreira está a pontuar há 5 jogos consecutivos, sendo que ganhou os últimos três.

O atual momento do Citânia de Sanfins não surpreende o treinador do Vila Caiz, Renato Coimbra.

“A classificação do Citânia nunca correspondeu ao valor da equipa. Acreditei sempre que nunca iria descer e que calmamente iria conseguir os pontos que lhe dessem a manutenção. É isso o que está a acontecer”, assinala.

“É uma equipa forte. Com certeza vem a Vila Caiz para tentar fazer o melhor resultado possível e tentar aproveitar alguma intranquilidade que a derrota em Alpendorada nos possa ter causado. Vamos tentar que não. Perspetivo um jogo difícil”, acrescenta Renato Coimbra.

Germano Pereira, técnico do Citânia, não acredita que o Vila Caiz entre em campo fragilizado pelo primeiro desaire da época, sofrido há uma semana.

“A vontade de ganhar vai ser a mesma. Quem anda na frente tem uma motivação extra. Quem anda em primeiro e faz o trajeto que o Vila Caiz fez até aqui, só tem que entrar em campo com toda a moral”, diz.

O treinador pacense elogia o líder da competição: “só se consegue fazer o que eles fazem tendo uma organização tremenda e tendo jogadores com uma qualidade acima da média para esta divisão”.

O Vila Caiz entrará em campo já conhecendo o resultado do duelo entre os seus dois principais concorrentes na luta pelo acesso ao play-off de promoção. No sábado, O Gondomar B, 2º classificado, recebe o Bougadense, que é 3º.

Também no sábado, o aflito Águias de Eiriz desloca-se a Santo Tirso para medir forças com a formação secundária do Tirsense.

A ronda contempla ainda o dérbi concelhio entre Lousada e Aparecida. Os dois rivais estão separados na tabela por apenas um ponto.

O Felgueiras B recebe o Valonguense. O Alpendorada vai a Alfena digladiar-se com o Alfenense. Os dois conjuntos estão ‘abraçados’ no 4º posto do quadro classificativo.

O Rio de Moinhos tentará regressar aos triunfos na receção ao Gens.

 

1ª DIVISÃO – SÉRIE 2 | Antevisão da 16ª jornada

O Marco-09 arranca para a segunda volta da série 2 da 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP) isolado na liderança. O conjunto de Marco de Canaveses defende o 1º lugar na prova, em casa, diante do Nevogilde, antepenúltimo posicionado.

O fator casa e a diferença pontual na tabela classificativa confere aos marcuenses total favoritismo para a partida, agendada para domingo, mas o técnico José Oliveira não esquece “as dificuldades sentidas na 1ª jornada”, diante do mesmo adversário.

“Nesse jogo sentimos muitas dificuldades. Espanta-me imenso que tenha apenas estes pontos, porque, na altura, achei que o Nevogilde tinha uma excelente equipa e podia estar muito mais à frente”, confessa.

“Agora eles vêm ao Municipal de Marco de Canaveses para tentarem levar daqui pelo menos um ponto. Nós temos de trabalhar a dobrar para obter a vitória e entrar da melhor maneira nesta segunda volta”, adverte José Oliveira.

No lançamento do encontro, Roberto Martins também recordou o duelo no “primeiro jogo do campeonato”, no qual o Nevogilde perdeu, por 0-1, “no último minuto”.

“Penso ficou uma imagem positiva e é com essa mesma imagem que vamos também encarar este desafio”, frisa o técnico do emblema lousadense.

O Marco-09 lidera a tabela, com 35 pontos, mais três do que o Parada, que se desloca até Frazão.

O Caíde de Rei, 3º classificado, tentará corrigir a derrota da semana passada, em Marco de Canaveses, diante do São Lourenço do Douro.

O Desportivo da Livração, que é quarto posicionado, vai até ao concelho de Paços de Ferreira medir forças o Lamoso.

A jornada contempla ainda os seguintes jogos: Sobrosa – Várzea, Roriz – Lousada B, Lagares – Salvadorense e Torrados – Raimonda, este agendado para sábado.

 

2ª DIVISÃO – SÉRIE 1 | Antevisão da 14ª jornada

A 14ª jornada da série 1 da 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP) arranca no sábado, com o dérbi regional entre Nun’Álvares B e Leões de Seroa.

No domingo, o Baltar recebe o Gervide. Os baltarenses ocupam o 2º posto da tabela e fazem a perseguição ao líder Inter de Milhierós que, em casa, vai digladiar-se com o Sobreirense.

Aliados de Lordelo B e Aliança de Gandra B terão deslocações ao concelho de Gondomar para enfrentar Zebreirense e Melres, respetivamente. Já o Vandoma atuará em casa, diante do Bougadense B.

O Ferreira vai atá ao reduto da Escola de Futebol 115.

 

2ª DIVISÃO – SÉRIE 2 | Antevisão da 14ª jornada

Macieira e Penamaior, os dois primeiros posicionados da série 2 da 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP), entram em campo no sábado.

O clube lousadense não deverá ter dificuldades para se impor no terreno do penúltimo classificado, 1º Maio Figueiró. Já para o emblema de Paços de Ferreira advinha-se um duelo de enorme grau de dificuldade, na receção ao Varziela.

Ainda no sábado, o Lustosa tentará inverter a série negativa de resultados, que o levou a perder a liderança, frente ao Codessos. No concelho de Felgueiras, o Airães tem confronto marcado com o Paços de Gaiolo.

No domingo, o Lixa B tentará manter-se na perseguição aos dois da frente. No entanto, em Marco de Canaveses, terá de ultrapassar o Vila Boa de Quires, que também se encontra bem posicionado na tabela.

Os restantes jogos são os seguintes: Croca – Carvalhosa, São Vicente Pinheiro – Lagoas e Baião B – Lomba Amarante.

O Vila Boa do Bispo – Calçada, agendado para domingo, às 15:00, no sintético de Alpendorada, foi adiado devido ao falecimento de um atleta do clube penafidelense.

 

Luís Miguel Nogueira

 

Top