FUTEBOL: Antevisão dos jogos de fim de semana da AFP (C/ÁUDIO)

 

DIVISÃO ELITE/SÉRIE 2 | 19ª Jornada

Há dois desafios em destaque na 19ª jornada da série 2 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP). O Aliados de Lordelo – Tirsense e o Barrosas – Vila Meã vão colocar frente a frente alguns dos emblemas que, nesta altura, estão na luta pelo acesso ao play-off de promoção.

Em Lordelo, a equipa local, que está confortavelmente instalada na liderança da prova, recebe um Tirsense que está em recuperação na tabela.

Os ‘jesuítas’ ganharam os 3 jogos disputados em 2018 e pretendem dar sequência à serie de bons resultados, que lhes tem permitido fazer uma aproximação ao 2º lugar.

No concelho de Felgueiras vão medir forças Barrosas e Vila Meã. Os dois conjuntos estão também na perseguição ao segundo posto. Quem falhar neste decisivo duelo ficará praticamente arredado desse objetivo.

Tonanha aguarda “por um grande jogo de futebol, frente a um grande adversário, com grandes individualidades e bem orientada”.

O técnico do Barrosas lamenta não poder ter ao seu dispor a totalidade do plantel, devido a lesões e castigos.

“Não deve haver equipa com tantas contrariedades como a nossa. Temos muitas baixas, mas vamos continuar a lutar”, diz.

Do mesmo problema queixa-se o treinador do Vila Meã, Paulo Amor.

“Vamos defrontar uma excelente equipa, formada por bons jogadores. Vai ser um jogo difícil. Pena é as limitações que nós temos tido para preparar os jogos. Mesmo assim, com essas limitações, vamos encarar uma equipa muito forte”, garante.

A ronda 19 também contempla o embate entre os dois últimos classificados: Folgosa da Maia – Penafiel B.

Quem vencer abandonará, ainda que provisoriamente, a zona de descida, por troca com o Baião. O jogo dos baionenses, na Mata Real, frente ao Paços de Ferreira B, foi adiado para 11 de fevereiro. O mesmo sucede com a partida que vai opor o Rebordosa ao Ermesinde.

Para domingo estão agendados mais 3 jogos: Vilarinho – Nun’Álvares, Sobrado – Lixa e São Pedro Cova – Paredes.

 

DIVISÃO HONRA/SÉRIE 2 | 19ª Jornada

O Vila Caiz pode voltar a isolar-se no comando da série 2 da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AFP).

A equipa amarantina, que é amplamente favorita para a receção ao ‘lanterna-vermelha’ Ataense, assumirá provisoriamente a liderança isolada da prova, em caso de vitória, já que o Gondomar B não vai entrar em campo este domingo. O embate entre gondomarenses e o Aparecida foi adiado para 11 de fevereiro.

Renato Coimbra reconhece “a obrigação de ganhar”, em casa, diante do último classificado, mas ressalva “que num jogo de futebol tudo é possível”.

O técnico dos auri-negros lembra “que o Ataense tem 8 pontos, mas um foi conquistado frente ao Gondomar B”, que partilha a 1ª posição com o Vila Caiz.

A ronda 19 contempla apenas um dérbi regional, entre Lousada e Citânia de Sanfins. Os lousadenses entram em campo motivados pelo robusto triunfo (4-0) alcançando, na semana passada, em Alpendorada. Os pacenses vão a jogo com a necessidade de pontuar, devido à situação aflitiva em que se encontram na tabela. A equipa de Germano Pereira está em zona de descida

O Aguias de Eiriz jogará fora de portas, em Valongo, diante do Valonguense. O Rio de Moinhos recebe o Nogueirense.

A jornada arranca no sábado com a deslocação do Alpendorada a Santo Tirso, para medir forças com o Tirsense B. O Felgueiras B vai defrontar o Bougadense, 3º classificado, intramuros.

 

1ª DIVISÃO/SÉRIE 2 | 18ª Jornada

O Marco-09 vai tentar regressar aos triunfos dentro de portas, na receção ao Raimonda. Na semana passada, os encarnados ganharam no terreno do Lousada B, mas ainda não digeriram o empate cedido frente ao Nevogilde, no último jogo disputado no Estádio Municipal de Marco de Canaveses.

O coletivo orientado por José Oliveira vai medir forças com um adversário que está em situação aflitiva na tabela, apenas um lugar acima da linha d’água. Ainda assim, o técnico marcuense não espera facilidades, esclarecendo que o Raimonda “é uma equipa com qualidade, apesar de ter apenas 12 pontos”.

O Marco-09 está confortavelmente instalado no primeiro posto da tabela, com 42 pontos. O seu mais direto perseguidor, o vizinho Desportivo da Livração, encontra-se a 9 pontos de distância. Os livracenses deslocam-se ao reduto do Frazão.

No 3º posto surge o Caíde de Rei, que vai atuar em Lagares. Um jogo que assinalará a estreia do novo treinador dos lousadenses, Tó Jó.

O novo timoneiro do Caíde espera “um jogo difícil, porque o Lagares é uma equipa muito competitiva”.

“Para vencer o jogo vai ser preciso muito trabalho. Só com humildade é que podemos lutar pelos 3 pontos. Acredito que, com maior ou menor dificuldade, vamos passar em Lagares”, confessa.

Ainda no domingo realizam-se os seguintes jogos: Sobrosa – Lousada B, Roriz – Salvadorense e São Lourenço Douro – Lamoso.

A jornada principia no sábado com o duelo entre duas equipas colocadas nos lugares cimeiros da tabela e separadas por apenas um ponto. O Torrados, que é 5º classificado, recebe o Parada, 4º.

 

2ª DIVISÃO/SÉRIE 1 | Jornada 16

Continua renhida a luta pelo 1º lugar na série 1 da 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto.

O Inter de Milheirós, que lidera a competição, joga em casa diante do Sp. Cruz. O Baltar, 2º classificado, vai disputar o dérbi do concelho de Paredes, frente ao Aliados de Lordelo B. As duas partidas estão agendadas para domingo.

No mesmo dia, disputa-se o dérbi regional, entre Vandoma e Leões de Seroa. O Sobreirense, intramuros, defrontará o Gervide.

Já o Ferreira atuará fora de portas, no reduto do Zebreirense.

No sábado, o Aliança de Gandra B visita o terreno do ‘lanterna-vermelha’ Escola de Futebol 115, enquanto o Nun’Álvares B prepara a receção ao Marechal Gomes da Costa.

 

2ª DIVISÃO/SÉRIE 2 | 16ª Jornada

A luta pela subida está renhida na série 2 da 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP).

Do quarteto da frente apenas o Lixa B joga no domingo, no Prenhô, frente ao Baião B. Nessa altura, já conhecerá os resultados dos outros concorrentes à promoção, que entram em campo no sábado.

O líder Macieira vai ao concelho de Felgueiras medir forças com o Airães. O Penamaior, 2º classificado, disputará o dérbi de Paços de Ferreira, em casa, frente ao Carvalhosa. O Lustosa, 3º posicionado, recebe o Lomba Amarante.

Ainda no sábado, o Varziela terá o Codessos como opositor e o 1º Maio Figueiró recebe a visita do Vila Boa do Bispo.

No domingo, para além do já citado confronto entre as equipas secundárias de Baião e Lixa, realizam-se mais três partidas: o Vila Boa de Quires – Lagoas, o Croca – Paços de Gaiolo e o dérbi do concelho de Penafiel, entre Calçada e São Vicente Pinheiro.

 

Luís Miguel Nogueira