Está em
Início > Áudio > FUTEBOL: Antevisão dos jogos de fim de semana da AFP (C/ÁUDIO)

FUTEBOL: Antevisão dos jogos de fim de semana da AFP (C/ÁUDIO)

 

DIVISÃO ELITE/SÉRIE 2 | 20ª Jornada

A jornada 20 da série 2 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP) contempla três dérbis da região: Nun’Álvares – Rebordosa, Barrosas – Paços de Ferreira B e Paredes – Baião.

Em Recarei, o Nun’Álvares disputa o dérbi concelhio frente ao Rebordosa. A equipa comandada por José António Moreira empatou os últimos quatro desafios. O treinador admite que antes do jogo começar “comprava o empate”, diante de um candidato à subida de divisão, mas garante que a sua equipa vai entrar em campo “para discutir os 3 pontos”.

“Obviamente que sabemos que vamos ter pela frente um adversário com muitas valências, de uma realidade diferente da nossa, mas os resultados no futebol não se constituem pelas questões orçamentais, senão estávamos a perder por 5-0 antes de começar o jogo”, refere.

Na semana passada, o Rebordosa perdeu o 2º lugar da tabela, em virtude do adiamento da partida com o Ermesinde. Posição que poderá recuperar quando as contas do campeonato ficarem em dia. Até lá, a formação de Andrés Madrid não pode desperdiçar pontos, e como tal, necessita de ganhar em Recarei.

O Paredes, que agora é dono do 2º posto, recebe o Baião. A equipa de Eurico Couto é favorita para este desafio. Não só porque joga em casa e porque está melhor classificada, mas também porque os baionenses estão a atravessar a pior fase da temporada.

O conjunto de Vítor Pereira perdeu os últimos 5 jogos e está na iminência de baixar à zona de descida.

Em Barrosas, os locais tentarão dar seguimento ao triunfo da ronda anterior. O clube do concelho de Felgueiras recebe o Paços de Ferreira B. Jogo complicado, mas que Tonanha acredita que será ultrapassado com maior ou menor dificuldade.

“Ainda não vi nenhuma equipa que tivesse sido muito superior ao Barrosas. Por esta ou aquela razão não temos vencido, mas temos feito grandes jogos e grandes exibições. No domingo vamos defrontar um adversário com muita valia, jovens com muita qualidade, mas vamos tentar vencer com os nossos argumentos”, refere o treinador do Barrosas.

O líder Aliados de Lordelo procurará corrigir, no estádio dos Sonhos, frente ao Ermesinde, a derrota caseira da jornada passada.

No estádio Senhor do Amparo, o Lixa vai tentar regressar às vitórias, na receção ao São Pedro da Cova. Também o Vila Meã, em casa, pretende voltar a entrar no trilho dos triunfos, ante o Vilarinho.

O Tirsense, a equipa em melhor momento de forma no campeonato, em face de quatro triunfos consecutivos, medira forças, em casa, com o ‘lanterna-vermelha’ Folgosa da Maia.

O Penafiel B recebe o Sobrado. A formação rubro-negra quer sair da zona de descida. Para tal, necessita de pontuar e esperar que o Baião “escorregue” em Paredes.

 

DIVISÃO HONRA/SÉRIE 2 | 20ª Jornada

O Vila Caiz faz em Nogueira da Maia a defesa da liderança na série 2 da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AFP). A equipa de Renato Coimbra, que ainda não ganhou fora de portas em 2018, visita o reduto de um adversário que sofreu apenas um desaire na condição de visitado.

O técnico auri-negro lembra também que o “Nogueirense foi a única equipa que na primeira volta conseguiu pontuar em Vila Caiz”.

“É uma equipa que, provavelmente, a classificação não condiz com o futebol que eles praticam. Portanto, vai ser um jogo muito difícil, mas vamos lá para conseguir os três pontos. Não conseguindo, pelo menos um, e estaremos mais perto do nosso objetivo”, acrescenta.

O Vila Caiz dispõe de 3 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, o Gondomar B. Os gondomarenses visitam Alpendorada. Jogo que assinala a estreia de Jorge Abreu no comando técnico do emblema de Marco de Canaveses.

O novo timoneiro dos azuis e brancos lembra que o Gondomar B é um adversário “que passou 100% do campeonato nos dois primeiros lugares da tabela”.

“Até há hora do jogo vamos trabalhar, no limite, quatro horas. Mas há um trabalho que está para trás, do meu anterior colega, que está bem feito. Vou aproveitar a melhor parte desse trabalho. E, certamente, com os meus atletas, no domingo, tentaremos disputar o jogo com a nossa humildade dentro das nossas possibilidades”, revela.

A ronda 20 terá um dérbi da região: o Rio de Moinhos – Felgueiras B.

O Lousada, que está na rota do 3º lugar, desloca-se a Gens. O Aparecida recebe o Valonguense.

No concelho de Paços de Ferreira, os aflitos Citânia de Sanfins e Águias de Eiriz vão medir forças com Tirsense B e Bougadense, respetivamente.

 

1ª DIVISÃO/SÉRIE 2 | 19ª Jornada

A 19ª jornada da série 2 da 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP) vai colocar frente a frente as duas equipas colocadas nos extremos da tabela. O Salvadorense, ‘lanterna-vermelha da competição, recebe o líder Marco-09.

Os encarnados entrarão em campo dispondo de uma maior dose de favoritismo, mas o treinador José Oliveira lembra que o emblema amarantino “é o mesmo que, na época passada, se sagrou campeão da 2ª divisão distrital”.

“Este ano a época não lhes está a correr como desejariam, mas vão querer recuperar e fazer os pontos mais rápido possível antes de chegar a parte final da época, que será mais complicada. Obviamente que ganhando ao Marco também será um tónico de motivação. Temos que ir preparados para isso”, adianta.

O Marco-09 está no topo da classificação, com 45 pontos. Dispõe de 9 de vantagem sobre o vizinho Desportivo da Livração, 2º classificado.

O conjunto livracense vai ter como opositor, no Américo Monteiro, o Lagares, formação que ocupa um dos lugares mais baixos da tabela.

O técnico José Paulo Gonçalves desvaloriza “a diferença pontual” entre as duas equipas. Assume o favoritismo para o confronto com os felgueirenses, “mas apenas porque o Livração joga em casa”.

Na luta pela promoção também estão Caíde de Rei e Parada. Os lousadenses recebem o Torrados. Os paredenses, em casa, medem forças com o Roriz.

O São Lourenço do Douro vai tentar recuperar fora de portas os pontos perdidos em casa na jornada anterior. O conjunto verde e branco vai ao concelho de Felgueiras defrontar o Várzea.

No domingo, realiza-se ainda o Raimonda – Sobrosa. Para este sábado foram antecipados dois jogos: o dérbi do concelho de Paços de Ferreira, entre Lamoso e Frazão, e o dérbi do concelho de Lousada, entre Nevogilde e Lousada B.

 

2ª DIVISÃO/SÉRIE 1 | 17ª Jornada

Envolvido na luta pela subida de divisão, o Baltar desloca-se ao terreno do Bougadense B. A equipa paredense tentará recuperar o primeiro lugar da tabela. Como tal, terá de vencer o seu jogo e esperar pela ajuda do vizinho Aliados de Lordelo B, que recebe o líder Inter de Milheirós.

As duas partidas estão agendadas para sábado. No mesmo dia, disputa-se o dérbi do concelho de Paredes, entre Aliança de Gandra B e Vandoma. O Ferreira recebe o Ramaldense.

No domingo, os Leões de Seroa, em casa, medem forças com o Zebreirense. O Sobreirense e o Nun’Álvares B deslocam-se aos terrenos do Sporting da Cruz e Melres, respetivamente.

 

2ª DIVISÃO/SÉRIE 2 | 17ª Jornada

Os dois principais candidatos à subida de divisão vão ter tarefas distintas na jornada 17 da prova. O líder Macieira joga em casa, mas terá como adversário o Baião B, 5º classificado, e uma das melhores equipas a competição.

O vice-líder Penamaior tem um jogo teoricamente mais acessível, diante do Lomba Amarante, mas jogará fora de portas.

O Lustosa que também está na corrida pela promoção vai a Marco de Canaveses enfrentar o Paços de Gaiolo.

Ainda no domingo, disputa-se o dérbi de Marco de Canaveses, entre Vila Boa do Bispo e Vila Boa de Quires. Um jogo que assinalará a estreia do novo relvado sintético dos vilaboenses.

O Lagoas recebe o Airães. O São Vicente Pinheiro será anfitrião do 1º Maio Figueiró.

A ronda arranca no sábado com dois jogos: Lixa B – Croca e Codessos – Calçada.

 

Luís Miguel Nogueira

Top