FUTEBOL: Antevisão dos jogos de fim de semana da AFP (C/ÁUDIO)

DIVISÃO ELITE/SÉRIE 2 | 21ª Jornada

Aliados de Lordelo e Rebordosa defendem, intramuros, os dois primeiros lugares no quadro classificativo da série 2 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP). Os lordelenses vão disputar o dérbi do concelho de Paredes diante do Nun’Álvares, enquanto os rebordosenses medirão forças com o Vila Meã.

José António Moreira, técnico do emblema de Recarei, antevê “uma partida muito difícil”, em Lordelo, mas acredita que é possível surpreender na casa do líder da competição.

“Eu recordo que, quando fomos a Paredes, também o Paredes assumia a primeira posição e tivemos a felicidade de empatar. Portanto, tudo é possível e acho que podemos ter legitimidade para ambicionar somar pontos em Lordelo. É com esse propósito que lá vamos tentar fazer uma surpresa”, avisa.

Em Rebordosa, Andrés Madrid aguarda “por um jogo complicado” ante o Vila Meã. O técnico espanhol defende que, para conquistar o triunfo, a sua equipa terá de “estar ao mesmo nível de jogos anteriores”.

“Se assim não for, de nada valerá ter conquistado nove vitórias nos últimos dez jogos e não conseguiremos chegar ao objetivo que tanto queremos”, sublinha.

Paulo Amor, treinador do Vila Meã, antevê um duelo “de grau de dificuldade elevado para as duas equipas”.

“O Rebordosa é uma excelente equipa. A tabela classificativa mostra isso, mas o Vila Meã também é uma boa equipa e tudo vai fazer para ganhar o jogo”, refere.

O Paredes, que faz a perseguição ao duo da frente, tem uma curta, mas complicada deslocação à Mata Real, para defrontar o Paços de Ferreira B.

O Tirsense tentará dar sequência à série bons resultados que tem vindo a amealhar. O conjunto orientado por Calica vai a Sobrado à procura da sexta vitória consecutiva.

O Barrosas jogará na casa do Vilarinho. Um embate entre clubes vizinhos, embora de concelhos diferentes.

O Lixa desloca-se ao Prenhô para o duelo com o aflito Baião. Em situação débil na pauta classificativa também estão Penafiel B e Folgosa da Maia. Os penafidelenses atuam em São Pedro da Cova. Os maiatos recebem o Ermesinde.

 

DIVISÃO HONRA/SÉRIE 2 | 21ª Jornada

O Vila Caiz vai tentar manter a liderança isolada da competição, em casa, no dérbi regional frente ao Rio de Moinhos. O clube amarantino procura nova vitória que lhe permita ficar ainda mais perto de assegurar o acesso ao play-off de promoção.

O técnico auri-negro, Renato Coimbra, considera que o Rio de Moinhos é uma das revelações da prova.

“É uma equipa que tem surpreendido. Acho que tem sido a sensação do campeonato. É uma equipa que está nos lugares cimeiros da tabela, que muitos de nós não esperariam. É um adversário difícil. Já jogamos três vezes com eles – duas para a Taça e uma para o campeonato – e sabemos das dificuldades que passamos”, salienta.

Nesta altura, o Vila Caiz dispõe de dois pontos de vantagem sobre o Gondomar B, que vai receber o aflito Citânia de Sanfins. A formação de Paços de Ferreira está colocada em área de descida, com dois pontos de atraso para a linha d’água e para o vizinho Águias de Eiriz.

Os eirizenses jogarão no reduto do Felgueiras B, adversário que está em ascensão na pauta classificativa. A equipa secundária azul grená ganhou nas últimas duas jornadas.

Em sentido inverso, o Alpendorada está em queda na tabela. O emblema de Marco de Canaveses saiu derrotado dos últimos quatro desafios. Este domingo vai até ao terreno do Valonguense.

O Lousada, que ocupa o terceiro posto da classificação, apesar dos 10 pontos de atraso, ainda acalenta a esperança de chegar à zona de subida, mas não pode desperdiçar mais pontos. E não é crível que isso suceda nesta ronda. Os rubro-negros jogam em cada diante do lanterna-vermelha Ataense.

Outra equipa do concelho lousadense, o Aparecida, vai até Bougado defrontar o Bougadense.

 

1ª DIVISÃO/SÉRIE 2 | 20ª Jornada

O jogo cartaz da ronda 20 da série 2 da 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP) está agendado para domingo, no Estádio Municipal de Marco de Canaveses. O líder da prova, o Marco-09, recebe o Parada, 3º classificado.

José Oliveira reconhece que a equipa encarnada atravessa um bom momento de forma, mas avisa que os marcuenses não podem facilitar diante de um adversário que é forte coletivamente.

“É uma equipa que vale pelo seu conjunto. Apesar de ter peças individuais de grande valia, é uma equipa que vale pelo seu todo, que é bem orientada pelo David Barbosa, que já lá está há algum tempo. Os jogadores também estão no clube há muito tempo, o que lhes permite ter processos bem assimilados”, analisa o treinador do Marco.

Uma vitória pode deixar os marcuenses ainda mais perto de festejar a subida de divisão. O Parada necessita de ganhar para não se atrasar na corrida pelos lugares de promoção. Uma luta na qual estão ainda envolvidos Torrados e Desportivo da Livração, que se vão defrontar no concelho de Felgueiras, e Caíde de Rei, que vai até Roriz. Os lousadenses procuram o primeiro triunfo sob o comando de Tó Jó.

“Eu sei que para muita gente é satisfatório o facto de um treinador como eu não estar a ter resultados, mas ninguém me coloca pressão, porque eu coloco pressão em mim mesmo. Por isso, no domingo, vamos chegar a Roriz para vencer”, vinca o técnico do Caíde de Rei.

Para domingo estão agendados mais quatro desafios: Frazão – São Lourenço do Douro, Sobrosa – Salvadorense, Nevogilde – Raimonda e Lagares – Lamoso.

No sábado, no arranque da ronda, defrontam-se Lousada B e Várzea.

 

2ª DIVISÃO/SÉRIE 1 | 19ª Jornada

O Baltar procura recuperar a liderança na série 1 da 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP).

O conjunto do concelho de Paredes é amplamente favorito para a receção aos Leões de Seroa, penúltimo da tabela, mas terá de esperar ainda por uma “escorregadela” do líder Inter de Milheirós que, em casa, vai defrontar o Ferreira, que cedeu apenas um ponto – e frente ao Baltar – nos últimos 8 jogos.

O Ramaldense, que também está na luta pela subida de divisão, recebe o Aliança de Gandra B.

Vandoma e Sobreirense vão atuar intramuros frente a Melres e Bougadense B, respetivamente. O Aliados de Lordelo B desloca-se a Gervide.

 

2ª DIVISÃO/SÉRIE 2 | 19ª Jornada

Os seis primeiros classificados da série 2 da 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP) vão jogar entre si na 19ª jornada da prova.

Em Paços de Ferreira, o líder Penamaior recebe o Lixa B, 3º classificado.  O vice-líder Macieira desloca-se ao terreno do Lustosa (4º) para disputar o dérbi do concelho de Lousada. No Prenhô, o Baião B (5º) vai ter o Vila Boa do Bispo (6º) como opositor.

As três partidas estão agendadas para sábado, assim como o Airães – São Vicente Pinheiro, Varziela – Paços de Gaiolo e Codessos – Lomba Amarante.

Para domingo estão marcados apenas três encontros: Croca – Lagoas, Vila Boa de Quires – 1º Maio Figueiró e Calçada – Carvalhosa.

 

Luís Miguel Nogueira