Está em
Início > Áudio > FUTEBOL: Antevisão dos jogos do fim-de-semana da AFP (C/ÁUDIO)

FUTEBOL: Antevisão dos jogos do fim-de-semana da AFP (C/ÁUDIO)

 

DIVISÃO ELITE – SÉRIE 2 | 16ª Jornada

O dérbi concelhio, entre Paredes e Aliados de Lordelo, é o jogo que mais interesse desperta na primeira jornada do ano da série 2 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP).

O final de 2017 foi desfavorável para as duas equipas. Os paredenses perderam o 2º lugar da tabela, enquanto os lordelenses foram eliminados da Taça AFP.

Ainda assim, no campeonato, a formação comandada por Pedro Barroso está isolada na liderança, registando apenas um desaire, na 1ª jornada, precisamente diante do Paredes.

O Rebordosa parte para a segunda volta da competição na defesa do 2º posto, que dá acesso ao play-off de promoção. No entanto, a turma de Andrés Madrid tem uma deslocação complicada até ao Estádio Senhor do Amparo, para medir forças com o Lixa.

O emblema do concelho de Felgueiras entrará em campo moralizado pelo apuramento para os 16-avos-de-final da Taça, após uma vitória robusta (3-0) sobre o Aliados de Lordelo.

Vila Meã e Barrosas que estão na perseguição aos lugares de qualificação para a fase de subida jogam fora de portas: os amarantinos deslocam-se ao Estádio dos Sonhos, para o duelo com o Ermesinde, enquanto os felgueirenses atuarão no ‘Abel Alves de Figueiredo’, frente ao Tirsense.

Ainda para domingo estão agendados os seguintes jogos: Nun’Álvares – Paços de Ferreira B, Baião – Folgosa da Maia e São Pedro da Cova – Sobrado.

A 16ª ronda principia no sábado, com o desafio que vai opor o Penafiel B ao Vilarinho.

 

DIVISÃO HONRA – SÉRIE 2 | 16ª Jornada

A jornada que assinala o arranque da segunda volta da série 2 da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AFP) contempla três dérbis regionais: Alpendurada – Vila Caiz, Citânia de Sanfins – Rio de Moinhos e Águias de Eiriz – Lousada.

No entanto, o foco de maior atenção estará no duelo agendado para o Estádio Municipal de Alpendurada. Os marcuenses, que estão em recuperação na tabela e que intramuros não costumam vacilar, recebem o líder da competição.

O Vila Caiz ainda não perdeu, mas João Paulo Teixeira está “confiante” de que será o Alpendurada a impor a primeira derrota da época aos amarantinos.

“Nós em geral, contra os adversários de topo da tabela demonstrámos que somos uma equipa do nível deles”, sustenta.

Os auri-negros visitam Alpendurada isolados na liderança da prova. Com metade da temporada cumprida, ainda ninguém foi capaz de travar o Vila Caiz no campeonato.

O treinador Renato Coimbra pretende dar sequência à senda de bons resultados, mas alerta para a qualidade do conjunto do concelho de Marco de Canaveses.

“Julgo que o Alpendurada tem um onze ao nível das melhores equipas deste campeonato. Não lhes fica a dever nada. E é só ver que do habitual 11 do Alpendurada, sete ou oito jogadores alinhavam na época passada na Divisão de Elite. A qualidade está lá e, portante, será um jogo muito difícil para o Vila Caiz”, antevê.

Os outros dois dérbis da região vão realizar-se no concelho de Paços de Ferreira.

O Citânia de Sanfins tentará dar continuidade ao bom momento de forma que atravessa. A equipa de Germano Pereira procura conquistar a terceira vitória consecutiva na receção ao Rio de Moinhos.

O Águias de Eiriz recebe o Lousada. Os eirizenses necessitam de um triunfo para evitarem a queda em zona de descida. Os lousadenses procuram ganhar para se não se afastarem ainda mais do topo da tabela.

No resto da jornada: o Felgueiras B visita o reduto do ‘lanterna-vermelha’ Ataense e o Aparecida recebe o Alfenense.

 

1ª DIVISÃO AFP – SÉRIE 2 | 15ª Jornada

A primeira jornada de 2018 corresponde à última ronda da primeira volta da série 2 da 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP). A prova tem sido dominada pelo equilíbrio e a luta pela subida de divisão está ao rubro.

O Marco-09 está firme na liderança, tendo sofrido apenas um desaire nos últimos 9 jogos do campeonato. A equipa liderada por José Oliveira tem revelado pontaria afinada. No derradeiro jogo de 2017, para a Taça AFP, “esmagou” o Estrelas de Fânzeres, por 10-1.

No entanto, adivinha-se maiores dificuldades para o duelo de domingo, na receção ao Sobrosa, atual 4º classificado.

“Vai ser muito difícil, apesar de ser em nossa casa. Sabemos que o Sobrosa, pelos resultados que tem vindo a fazer é uma equipa de muita qualidade e que faz da união e do espírito de grupo a sua maior fortaleza.  Temos de contrariar isso da melhor forma possível para conquistar os três pontos”, adverte.

O Marco-09 soma 32 pontos. Dispõe de três de vantagem sobre Parada e Caíde de Rei, os seus mais diretos perseguidores.

Os paredenses deslocam-se ao reduto do São Lourenço do Douro, adversário que saiu vitorioso dos últimos quatro desafios. Os lousadenses são favoritos para a o embate com o Lamoso, num dos jogos agendados para sábado, no arranque da 15ª jornada. No mesmo dia, o Torrados recebe o Lousada B.

A ronda assinala também o regresso de Roberto Martins ao comando técnico do Nevogilde.

O treinador, de 29 anos, iniciou a temporada no emblema do concelho de Lousada. Abandonou o clube à 5ª jornada, foi substituído por Amaro Rodrigues, mas agora está de volta e frente ao Roriz, o mesmo adversário que “apadrinhou” a sua estreia ao leme do Nevogilde.

“A minha estreia como treinador do Nevogilde também foi frente ao Roriz. É uma equipa que eu conheço bem. Tem mais qualidade do que a tabela classificativa aparenta. Será um jogo tremendamente difícil, mas vamos lá com o objetivo de vencer”, garante.

Os outros jogos da ronda são os seguintes: Livração – Várzea, Frazão – Salvadorense e Lagares- Raimonda.

 

2ª DIVISÃO AFP – SÉRIE 1 | 13ª Jornada

O Baltar parte para a primeira jornada do ano com o intuito de recuperar a liderança da série 1 da 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP), ainda que dependa de terceiros para ver concretizado tal cenário.

A equipa orientada por Joel Oliveira terá de vencer o dérbi do concelho de Paredes, no terreno do Sobreirense, agendado para domingo, e esperar também por um “tropeção” do Inter de Milheirós na visita a Monte Córdova.

A 13ª jornada arranca no sábado, com outro dérbi paredense: o Aliados de Lordelo B – Vandoma. No mesmo dia, o Aliança de Gandra B recebe o Marechal Gomes da Costa e o Ferreira mede forças com o Nun’Álvares B.

No domingo, o Leões de Seroa, em casa, frente ao Melres, procura conquistar os primeiros pontos da temporada.

 

2ª DIVISÃO AFP – SÉRIE 2 | 13ª Jornada

O Macieira começa 2018 na liderança da série 2 da 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP), posição que pretende manter após a receção ao São Vicente Pinheiro.

A formação comandada por António Babo é perseguida pelo vizinho Lustosa, que terá em Varziela um jogo de grau de dificuldade muito elevado. Este embate está agendado para sábado.

No mesmo dia, o Lixa B, que ocupa o 3º posto, é amplamente favorito para o duelo caseiro diante do 1º Maio Figueiró, penúltimo classificado da prova. Ainda no sábado, o ‘lanterna-vermelha’ Croca tentará amealhar os primeiros pontos da época no reduto do Codessos.

No domingo, destaque para o dérbi de Marco de Canaveses, entre Paços de Gaiolo e Vila Boa de Quires.

Os restantes jogos são os seguintes: Calçada – Penamaior, Carvalhosa – Baião B, Lomba Amarante – Airães e Lagoas – Vila Boa do Bispo.

 

Luís Miguel Nogueira

Top