Gala anual do calçado apresenta coleções de empresas de Felgueiras

Na gala, que vai decorrer na Praça Dr. Machado de Matos, vão desfilar algumas figuras da moda nacional, exibindo em 14 quadros distintos coleções de calçado de homem, mulher e criança

A capacidade criativa dos jovens estilistas do setor do calçado de Felgueiras vai ser apresentada, no sábado, em mais uma edição da gala anual sobre estilismo de calçado.

Na edição 2014 do certame, designado Descalço, vão estar representadas as principais marcas de calçado de Felgueiras que atualmente exportam mais de 90 por cento da sua produção.
Na gala, que vai decorrer na Praça Dr. Machado de Matos, vão desfilar algumas figuras da moda nacional, exibindo em 14 quadros distintos coleções de calçado de homem, mulher e criança.
No desfile também serão apresentadas propostas de alunos que frequentam os cursos de design de calçado que frequentam a Escola Profissional de Felgueiras e o Centro de Formação da Indústria de Calçado.
“É o momento ideal para se descobrir novos valores que podem vir a ser integrados no mercado de trabalho do setor”, disse ao Tâmegasousa.pt João Sousa, vice-presidente da Câmara de Felgueiras.

Este ano, no decorrer da gala, vão ser protagonizados momentos musicais e representações históricas alusivas aos 500 anos da outorga do foral a Felgueiras e ao centenário da chegada do comboio ao concelho.
Segundo dados apresentados pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) as exportações de calçado de Felgueiras registaram, nos últimos três anos, um crescimento de 60% e o nível de desemprego reduziu 40%, colocando o concelho no topo da tabela no que respeita à fixação da população.
“Felgueiras começa a ser um concelho atrativo e bom para se viver”, frisou o vice-presidente, evidenciando: “as famílias apercebem-se que em Felgueiras conseguem trabalho no setor do calçado e isso torna-se um fator decisivo quando equacionam o sítio onde vão viver”.

A organização, a cargo da empresa municipal ACLEM – Arte, Cultura e Lazer, em parceria com a autarquia local e com a Escola Profissional de Felgueiras, espera que à gala de sábado, agendada para as 21:30, assistam milhares de pessoas.