Está em
Início > Cultura > Historiador Joel Cleto à conversa na Praça das Artes

Historiador Joel Cleto à conversa na Praça das Artes

Joel Cleto, arqueólogo, historiador e divulgador da História e Património, vai estar na Praça das Artes, na terça-feira, informou fonte da autarquia.

O apresentador do programa “Caminhos da História” (transmitido no Porto Canal) estará na Praça Dr. Machado de Matos, pelas 21:30, onde será transmitido o mais recente episódio do seu programa, cujo mote foi “Felgueiras, Tradição e Modernidade”. Após esta transmissão, o historiador estará à conversa na Praça, onde factos e curiosidades serão partilhados entre Joel Cleto e o público.

Recorde-se que este programa, transmitido na terça-feira, no Porto Canal, traçou, em linhas gerais, a História do concelho de Felgueiras, chamando a atenção para factos, lendas e locais que caraterizam Felgueiras como o Mosteiro de Pombeiro, Villa Romana de Sendim, Santa Quitéria, Bugio, Casa das Torres, Casa das Artes, Paços do Concelho, Praça Dr. Machado de Matos, bordados/rendas, entre outros.

 

Joel Cleto e o seu “Caminhos da História”

Joel Cleto nasceu no Porto em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é docente e formador nas áreas de Arqueologia e História em vários estabelecimentos de ensino.

Assegura ininterrupta e semanalmente, desde 2006, programas dedicados à História e Património na estação de televisão “Porto Canal”. A sua série “Caminhos da História” obteve em 2016 o Prémio Melhor Trabalho Media da Associação Portuguesa de Museologia e, em 2012, foi nomeado pela Sociedade Portuguesa de Autores como um dos três melhores programas de entretenimento/culturais de televisão.

Foi arqueólogo na Câmara Municipal de Matosinhos e, posteriormente, desempenhou o cargo de Chefe da Divisão da Cultura e Museus. Esteve ligado à criação do Arquivo Histórico Municipal, dirigiu o Museu da Quinta de Santiago, coordenou o Gabinete Municipal de Arqueologia e História, o Arquivo Histórico Fotográfico e a Rede de Museus de Matosinhos. Dirigiu também diversas intervenções arqueológicas neste concelho.

Enquanto arqueólogo, integrou o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, tendo dirigido escavações arqueológicas em diversos monumentos megalíticos dos concelhos de Baião e do Marco de Canaveses. Desempenhou igualmente funções diretivas em instituições científicas.

Autor de vários livros (alguns traduzidos para inglês, espanhol e italiano) e de dezenas de ensaios e estudos de investigação, é colaborador permanente da revista “O Tripeiro” e pertence ao conselho editorial da revista “História – Jornal de Notícias”. Tem-se preocupado igualmente com a divulgação junto do grande público das temáticas relacionadas com a História e o Património, através de conferências, palestras, ciclos de visitas de estudo e publicação de artigos na imprensa.

 

 

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com