Infraestruturas de Portugal constrói em Fafe ponte reclamada há 10 anos

A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou a construção de uma nova ponte na ER207, em Fafe, para substituir a atual, encerrada há vários anos ao trânsito de pesados, avançou hoje à Lusa o presidente da Câmara.

Raul Cunha disse congratular-se por, finalmente, após mais de 10 anos de reivindicação da autarquia e da população local, a tutela ter avançado com a resolução daquele problema.

“Finalmente há luz ao fundo do túnel”, comentou.

Devido a problemas estruturais, a atual travessia sobre o rio Vizela, conhecida localmente como “Ponte de Passos”, na estrada que liga Fafe à Póvoa de Lanhoso, os camiões e autocarros de passageiros são obrigados a fazer um desvio por uma estrada municipal.

Recentemente, quando a via municipal esteve em obras, a situação complicou-se, obrigando os pesados a um desvio ainda maior e à utilização de miniautocarros para assegurar o transporte coletivo de passageiros, incluindo alunos de várias freguesias que frequentam as escolas da sede do concelho.

O presidente do município disse à Lusa que a IP adquiriu terrenos junto à atual ponte para ali construir a nova travessia.

“Esperamos que as obras avancem nas próximas semanas”, concluiu.

Esta intervenção está incluída numa empreitada da IP que inclui também trabalhos na Ponte de Cavez (EN206), em Cabeceiras de Basto, e Ponte de Sabigode (ER310), na Póvoa de Lanhoso.

O conjunto das três obras representa um investimento de cerca de 930.000 euros, com um prazo de execução de um ano.

APM // JGJ

Lusa/Fim