Investidos 5 milhões de euros nas novas termas de Vizela a inaugurar no domingo

A Câmara de Vizela vai inaugurar, no domingo, o novo balneário termal e equipamentos complementares, num investimento de cerca de cinco milhões de euros, disse hoje à Lusa o presidente da autarquia.

Vítor Hugo Salgado explicou que as novas instalações, de última geração, vão manter a tradição e a qualidade das termas centenárias na área da saúde, agora modernizadas, mas vão acrescentar a componente de lazer (Spa), nomeadamente com uma nova piscina dinâmica, que disse ser das maiores da Península Ibérica.

“Este é um momento de enorme relevância para Vizela”, comentou o presidente, aludindo à tradição termal da localidade.

O autarca recordou que a reabertura da estância acontece vários anos depois do seu encerramento, quando a Companhia de Banhos de Vizela entrou em insolvência (2009).

O processo de resolução permitiu que aquela empresa atribuísse, em 2010, à autarquia, a concessão das termas, por 25 anos. Posteriormente, o município negociou com o grupo espanhol Tesal a exploração do complexo, processo que permitiu a realização das obras que vão ser inauguradas no domingo.

Além das novas instalações termais, vai também ser inaugurado um novo arruamento de acesso, uma praça junto ao balneário e um parque de estacionamento.

Vítor Hugo Salgado assinala que estão agora reunidas as condições para Vizela recuperar a importância que já teve entre as termas portuguesas, o que constituirá, frisou, uma mais-valia para a economia de um concelho cada vez mais voltado para o turismo.

A cerimónia de inauguração está marcada para as 10:30.

APM // LIL

Lusa/fim