Está em
Início > Destaque > JSD Felgueiras defende criação do Conselho Municipal de Juventude

JSD Felgueiras defende criação do Conselho Municipal de Juventude

A Juventude Social Democrata (JSD) de Felgueiras defendeu hoje, em comunicado, a criação do Conselho Municipal de Juventude (CMJ), que “irá enriquecer o relacionamento entre os jovens, a política e, sobretudo, o município”.

A proposta foi apresentada na assembleia municipal, através da deputada e presidente da Comissão Política, Maria Castro.

O Conselho Municipal da Juventude é um órgão com enquadramento legal que visa estimular a participação dos jovens na vida cívica, cultural e política do município, onde pode existir um diálogo democrático e pluralista, cujo principal objetivo é envolver os jovens na vida da sua comunidade.

Maria Castro, citada em comunicado, considerou “fundamental criar estímulos para que a população jovem possa desenvolver as próprias iniciativas, de uma forma participada e integrada, desempenhando um papel fundamental na transformação social, e o Conselho Municipal de Juventude deve ser criado o mais rapidamente possível”.

Anunciadas pelo atual executivo as novas medidas de apoio aos jovens do concelho como a criação do cartão jovem municipal, a criação de programas ocupacionais e a reformulação do programa de voluntariado municipal, surge a necessidade de mostrar que a voz dos jovens é um pilar fundamental na estruturação e definição das políticas de juventude.

A JSD defende que “o exercício de uma verdadeira cidadania ativa, onde a voz dos jovens e das instituições de juventude do concelho possam ser ouvidas e tidas em consideração na elaboração de novas medidas de juventude para Felgueiras, depende em grande medida da capacidade da Câmara de Felgueiras em estabelecer ligação com as associações juvenis, associações de estudantes e as juventudes partidárias”.

Top