Lixa aproveita erro do Tirsense e qualifica-se para o play-off de subida da Divisão Elite AFP

 

O Futebol Clube da Lixa está apurado para a fase de promoção da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP). O emblema do concelho de Felgueiras beneficiou da pena de derrota aplicada ao Tirsense no jogo com o Vilarinho, disputado no passado dia 15 de janeiro.

Na altura, os “jesuítas” venceram, em casa, por 3-0, mas infringiram os regulamentos ao incluir na ficha técnica desse desafio apenas dois atletas com idade sub-21 e não três como está estipulado no artigo 103.07 das provas oficiais.

O Conselho de Disciplina da AFP deu como provada a irregularidade e subtraiu 3 pontos ao Tirsense que, dessa forma, acabou por ser relegado para o 4º posto da tabela, ultrapassado pelos lixenses.

FC Lixa 2

O presidente do Lixa afirma que “não estava espera de outra resolução”, já que outros clubes tinham sido sancionados da mesma forma “em casos iguais”.

“Eu nunca estive muito apreensivo relativamente à decisão da AFP. Era o que sabíamos que ia acontecer. O regulamento é claro. É como dois e dois ser quatro. Não havia volta a dar”, refere.

Albino Lopes considera que o Lixa está com “inteira justiça” na fase de subida da Divisão de Elite, porque “fez um campeonato excelente”, mas confessa que não “estava à espera de tanto”.

“Estávamos à espera de ficar bem classificados, porque temos um bom plantel, mas a determinada altura a equipa transcendeu-se. Tenho que dizer que, se calhar, fiz uma escolha acertada no treinador, porque soube tirar partido daquilo que os jogadores conseguem fazer”, realça.

Na fase de subida, o emblema azul e branco vai discutir o acesso aos campeonatos nacionais com Rebordosa, Aves B, Canelas, Sport Rio Tinto e Maia Lidador.

Albino Lopes acredita que o “Lixa pode ter uma palavra a dizer”, mas salienta que não vai pedir “nada de excecional, nem aos jogadores, nem ao treinador Bock, porque são leais e honestos”.

“Vou-lhes pedir que joguem todos os jogos como têm feito até aqui. Não preciso de dar grandes recados a esta equipa”, afiança.

“O mais difícil foi chegar aqui. Agora é jogo a jogo. Temos que ser fortes e superar os outros 5 adversários. Não estamos obcecados pela subida, mas vamos tentar”, reconhece.

A fase de promoção da Divisão de Elite da AFP arranca a 19 de março. Na 1ª jornada, o Lixa jogará no Estádio Senhor do Amparo, diante do Maia Lidador, 3º classificado da Série 1.

O primeiro jogo fora de portas, na semana seguinte, será no reduto do Sport de Rio Tinto.

O dérbi regional com o Rebordosa está guardado para a 4ª jornada, a 9 de abril.

 

 

Luís Miguel Nogueira