Lixa festeja aniversário de elevação a cidade até sábado

O município de Felgueiras está a assinalar, até sábado, o XXI aniversário da elevação a cidade da Lixa, com um programa variado e que tem a participação de mais de duas dezenas de associações, informou fonte da autarquia.

No momento alto das comemorações, o vice-presidente da Câmara Municipal, João Sousa sublinhou a aposta da autarquia na execução de obras essenciais para garantir o bem-estar da população.

“É nosso objetivo criar condições para as pessoas e, a par das medidas sociais que implementamos, temos executado obras que estão a garantir o desenvolvimento desta cidade”, disse, citado em comunicado. 

O autarca enumerou algumas intervenções efetuadas na Lixa.

Aniversário da Lixa 4

“Há um ano inaugurámos o relvado sintético e os balneários da Zona Desportiva da Lixa. A Casa da Cultura da Lixa ficou dotada de um novo auditório”.

Nos últimos seis anos, referiu o autarca, foram executadas obras de valorização na rua dos Bombeiros, na rua D. António Ferreira Gomes, intervenções no Ladário, na Praça do Comércio com espaços de lazer e parque infantil, foi construída a rotunda de Cerdeira das Ervas, e efetuado um grande investimento na rede de saneamento, em particular na Estrada Nacional 15, foram requalificadas vias e foram construídos Centros Escolares.

João Sousa sublinhou ainda que a autarquia está a planear uma série de investimentos, no que respeita à ampliação da rede de saneamento e anunciou o inicio da requalificação da EN101 para o próximo mês de julho.

Aniversário da Lixa 3

O vice-presidente evocou a participação das instituições da Lixa na Recuperação da Escola Primária, o projeto do Parque do Ladário e os investimentos previstos para a ARU (Área de Reabilitação Urbana) da Lixa, em particular para a Rua Dr. Leonardo Coimbra que vai envolver os lixenses. Salientou que o futuro do concelho e, em particular, da Lixa estão a ser preparados pela autarquia através da revisão do PDM e da elaboração de um Plano Estratégico.

Para a celebração deste ato histórico, a Câmara Municipal de Felgueiras contou com a parceria de 26 instituições e associações locais a quem foi reconhecido o esforço e dedicação ao evento e à cidade da Lixa.

Aniversário da Lixa 2