Está em
Início > Destaque > Mercado de Natal em Fafe abriu hoje com atividades para miúdos e graúdos

Mercado de Natal em Fafe abriu hoje com atividades para miúdos e graúdos

O Mercado de Natal em Fafe, instalado na Praça 25 de Abril, foi hoje inaugurado e conta com 18 expositores de produtos regionais e artesanato, informou a autarquia.

O mercado é um espelho daquilo que se produz em Fafe, expondo produtos tradicionais e de comerciantes locais.

No espaço, os visitantes podem comprar doces, compotas, vinhos, broa, bombons, artesanato e até a tradicional sandes de vitela assada à moda de Fafe.

A inauguração contou com a participação especial da Academia de Música José Atalaya.

 

Mercado de Natal em Fafe

 

Raul Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe, citado em comunicado, explicou que “nesta época natalícia, a autarquia procurou concentrar as atividades no centro da cidade, através de uma forma de apoio e promoção do comércio local”.

“O Mercado de Natal é uma iniciativa que reúne o agrado de toda a população e dos comerciantes que vêm neste certame uma forma de animar a época, com várias atividades”, acrescentou.

Pelo espaço irão passar cerca de 2.000 crianças, com várias atividades durante o dia e, à noite, há diversas atividades também para toda a família.

 

Mercado de Natal em Fafe 4

 

“Esta é a 4ª edição do Mercado de Natal e acreditamos que é algo que os fafenses já não dispensam. Este ano, voltamos a contar com a participação de diversos produtores locais de diferentes áreas de atividade. As Freguesias voltaram a colaborar connosco, através da decoração de um enfeite de Natal depois colocado nesta Árvore. É uma forma de envolver as crianças e os seniores que ajudaram também na decoração desta bola de Natal”, disse o autarca.

Para além das atividades durante o dia, à noite mantêm-se os tradicionais Encontros de Coros de Natal, que preenchem a programação, durante três dias, 19, 20 e 21 de dezembro.

 

Mercado de Natal em Fafe 5

 

A manhã de quinta-feira é dedicada à literatura, com os ‘Contos Clássicos’ e ao Teatro com a peça de Miguel Torga, ‘Natal’. À tarde, para além de mais um atelier ‘O Meu Postal para o Pai Natal’, o Mercado de Natal é palco do habitual Baile Intergeracional de Natal, com uma oficina de dança, dinamizado pela Academia de Dança do Grupo Nun’Álvares.

No dia seguinte, para além dos Workshops de pintura e desenho, com a parceira do Projeto Café Cultural, o música fafense, Valter Lobo, dinamiza uma “Tarde com Música” sobre o seu percurso artístico e a importância da criatividade no diálogo entre as palavras e as pautas musicais.

 

Quarto encontro de Pais Natal no sábado

No encerramento do Mercado de Natal, a 22 de dezembro, o centro da cidade vai ser animado pelo 4.º Encontro de Pais Natal, a partir das 15:00, um momento promovido pelos Restauradores da Granja, ARCO – Santo Ovídio, Cercifaf, União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães, ARO 27 e Leões do Ferro. A tarde vai ser dedicada à dança, numa parceria também com a Academia de Dança Nun’Álvares.

 

Mercado de Natal em Fafe 3

 

À tarde, na tenda instalada na Arcada, o Grupo Nun´Álvares apresenta um espetáculo de dança, ‘Loja de Brinquedos’, pela Academia de Dança, seguido, pelo Grupo de Teatro Vitrine com um alusão ao ‘No Reino dos Doces’.

Valter Lobo encerra o Mercado de Natal deste ano com o concerto ‘Afazeres do Ser’, a partir das 21h30.

O Mercado de Natal, de entrada gratuita, encerra sábado, às 23:00, estando aberto desde as 10:00. Nos restantes dias, abre às 14h00 e encerra à meia noite.

 

Exposição ‘A Minha Árvore de Natal’

O Mercado de Natal acolhe, também este ano, a Exposição ‘A minha Árvore de Natal’. A ideia nasceu de um desafio lançado pela Câmara Municipal às Juntas de Freguesia para, em parceria com as associações locais, escolas e centros de convívio decorassem uma Bola de Natal para ser exposta numa árvore, ao longo do Mercado de Natal.

O objetivo é que cada freguesia do concelho se faça representar no Mercado de Natal com uma bola característica, que conte a história das suas gentes e tradições.

 

Programação de janeiro

A 05 de janeiro, a Orquestra do Norte sobe ao palco do Teatro Cinema para o Concerto de Ano novo. Este concerto assume-se como uma homenagem a todos os dirigentes, e respetivas equipas, que se dedicam voluntariamente a fazer um trabalho comunitário nas associações culturais, recreativas, sociais e desportivas de Fafe.

As comemorações continuam, com o já tradicional Encontro de Reis das Escolas. As crianças atuam, no dia 11, no Pavilhão Multiusos de Fafe, e no Domingo, 13, decorre o Encontro de Cantadores de Reis das Freguesias, em vários pontos da cidade, com final no Pavilhão Multiusos.

A Fafe Cidade Natal encerra com o espetáculo de bailado ‘O Quebra Nozes’, com a presença em Fafe, mais uma vez, de bailarinos da Companhia Nacional de Bailado, que serão acompanhados pelos nossos bailarinos da Escola de Bailado de Fafe.

Top