Está em
Início > Cultura > Mercado Quinhentista em Felgueiras atraiu milhares de pessoas

Mercado Quinhentista em Felgueiras atraiu milhares de pessoas

Milhares de pessoas visitaram, no fim de semana, o Mercado Quinhentista, que serviu para assinalar os 500 anos do Foral do concelho de Felgueiras, informou fonte da autarquia.

As comemorações começaram no passado dia 15, com a sessão solene dos 500 anos da outorga do Foral ao concelho por D. Manuel I.

Na sessão, que contou com a presença de D. Duarte, herdeiro do trono de Portugal, foi apresentado o livro “Felgueiras: a terra e o seu foral no Cinzel da História”, de Pedro Tavares e Cristina Cunha.

No mesmo dia, a autarquia fez uma homenagem, com entrega de medalha de ouro e diplomas, à Associação de Municípios do Vale do Sousa, pelos 25 anos de existência, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, pelos 15 anos ao serviço do ensino no concelho, e ainda a Lemos Pires e Luís Soares.

As comemorações prosseguiram no fim de semana, com a realização do Mercado Quinhentista, onde estiveram presentes todos os elementos de uma feira de há quinhentos anos.

“Este tipo de iniciativas devem realizar-se para que sejam recordadas as nossas origens, o nosso passado”, referiu o vereador da Cultura, João Sousa, citado em comunicado.

Durante o fim de semana, o centro da cidade transformou-se e recuou cinco séculos permitindo à população recuar no tempo e perceber como era o concelho na época em que D. Manuel I entregou o Foral.

No sábado, o mercado quinhentista ofereceu um vasto conjunto de produtos e animação a quem por ali passou.

No domingo, o mercado que “abriu as portas” às 10:30 e teve o seu momento alto com a realização do cortejo histórico, onde os figurantes, dos agrupamentos de escolas de Felgueiras (Lagares e Pombeiro), Lixa, D. Manuel Faria e Sousa, Idães, Airães, da União de Freguesias de Margaride, Várzea, Lagares, Varziela e Moure e os trabalhadores da Câmara Municipal, se vestiram a rigor e desfilaram pelas ruas da cidade, mostrando a Felgueiras de há quinhentos anos.

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com