Está em
Início > Destaque > Ministro promete “olhar com muita atenção” para o projeto do comboio até Felgueiras

Ministro promete “olhar com muita atenção” para o projeto do comboio até Felgueiras

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas disse, na segunda-feira, em Marco de Canaveses, que o Governo vai “olhar com muita atenção” para a reivindicação de vários autarcas em relação à necessidade de construção de uma nova linha ferroviária que sirva vários concelhos do Vale do Sousa.

“Temos de ver se a procura justifica, ver as condições técnicas desse tipo de investimento, mas vamos olhar com muita atenção essa reivindicação”, afirmou Pedro Marques, em declarações aos jornalistas.

Falando após a cerimónia de lançamento de concurso para a aquisição de novos comboios, presidida pelo chefe do governo António Costa, o ministro da tutela referiu que os concelhos que patrocinaram recentemente um estudo prévio para a nova linha apresentam uma grande atividade económica e que por isso é um projeto que está em estudo.

O presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, e outros autarcas da região assistiram à cerimónia.

Um estudo prévio para a linha aponta para a construção de uma via-férrea com 36 quilómetros, entre Valongo (interceção com a Linha do Douro) e Felgueiras, passando pelos concelhos de Paredes, Paços de Ferreira e Lousada.

 

De Felgueiras ao Porto  em 55 minutos

No dia 10 de dezembro, numa sessão pública realizada em Rebordosa, cinco presidentes de câmara socialistas pediram o apoio do Governo no projeto de uma nova linha férrea no Vale do Sousa, para promover maior coesão territorial e económica com a Área Metropolitana do Porto.

Os autarcas socialistas de Valongo, Paredes, Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras consideraram que uma nova ligação ferroviária numa das regiões mais industrializadas do país, como é o Vale do Sousa, só terá vantagens para a economia da região e para o bem-estar das populações, numa ótica de coesão territorial.

Estima-se que uma ligação de comboio de Felgueiras ao Porto se faça em 55 minutos

No final dos trabalhos, o secretário de Estado das Infraestruturas anunciou que o Plano Nacional de Investimentos PNI 2030 vai contemplar a realização de um estudo para uma nova linha férrea no Vale do Sousa.

“Posso aqui dizer, será devidamente aprofundado este projeto da linha do Vale do Sousa no decurso do PNI 2030, na componente dos estudos, em articulação com a Infraestruturas de Portugal e as câmaras municipais envolvidas no projeto”, afirmou Guilherme d’Oliveira Martins.

 

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com