Está em
Início > Cultura > Mosteiro de Pombeiro acolhe concerto de órgão por Rui Fernando Soares

Mosteiro de Pombeiro acolhe concerto de órgão por Rui Fernando Soares

O Mosteiro de Pombeiro acolhe domingo um concerto de órgão protagonizado por Rui Fernando Soares, com entrada livre.

O evento está agendado para as 19:00 e precede uma prova de pão de ló e de vinho verde, que encerrará a décima edição do Festival do Pão de Ló – Mostra Internacional de Doces Tradicionais.

Rui Fernando Soares é organista na Igreja da Senhora da Conceição (Porto) e, desde dezembro de 2015, é o responsável pelos concertos diários de órgão na Igreja dos Clérigos (Porto). É membro fundador do Quarteto Vocal Gaudium Vocis e dirige o grupo Mvsica Antiqva Porto.

Localizado no coro alto da igreja, o órgão de tubos do Mosteiro de Pombeiro começou a ser construído em 1766. O artífice da máquina foi Francisco António Solha ou Solla (c. 1720-1794) e a decoração da caixa do órgão foi da autoria de frei José de Santo António Ferreira Vilaça (1731-1809).

Este órgão esteve inativo mais de dois séculos, tendo sido alvo, em 2015, de um processo de conservação e restauro promovido pela Rota do Românico e pelo Município de Felgueiras.

Poderá conhecer as fases do citado processo de restauro através da exposição temporária patente na sala que antecede o coro alto da igreja de Pombeiro, de quarta-feira a domingo, entre as 10:00 e as 18:00.

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com