Município de Fafe aprova manutenção das taxas de IMI e Derrama para 2020

O Município de Fafe vai manter a taxa urbana do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 0,3% e rústica nos 0,8% e a Derrama nos 1,2%, informou fonte da autarquia.

De acordo com a autarquia, a dedução fixa para agregados familiares varia em conformidade com o número de dependentes.

Quando se trata de um único dependente, aplicam-se 20 euros de dedução fixa, dois dependentes representa uma dedução de 40 euros, três ou mais dependentes terá uma dedução de 70 euros.

A Derrama está fixada em 1,2 %, estando isentos os sujeitos passivos, cujo volume de negócios, do ano anterior, não ultrapasse os 150 mil euros.

“A autarquia tem como principal preocupação as pessoas. Nestes termos e com o objetivo de conseguirmos um desenvolvimento social equilibrado no nosso concelho, mantemos as taxas de IMI e Derrama”, assinalou o presidente da Câmara, Raul Cunha, citado em comunicado.

E acrescentou: “Mantemos a preocupação constante no apoio às nossas empresas. Para nós, as pequenas e médias empresas têm um papel fundamental na criação e manutenção de emprego no concelho”.

A medida foi aprovada em reunião de câmara e será submetida a aprovação da Assembleia Municipal.

O autarca realçou ainda que “o objetivo é, gradualmente, aliviar a carga fiscal às famílias e às empresas, numa lógica responsável, tendo em conta o princípio da estabilidade fiscal e a posição de município familiarmente responsável”.

“Estas medidas só são possíveis porque a autarquia tem uma boa gestão e as contas equilibradas”, finalizou.