Município de Felgueiras dedica o mês de março às mulheres

A Câmara de Felgueiras está a promover um conjunto de atividades, direcionadas para as mulheres, para assinalar o Dia da Mulher, comemorado a 08 de março, informou fonte da autarquia.

As atividades, promovidas pela Câmara Municipal, iniciaram-se na terça-feira, com a exposição “Mulheres Escritoras” na Casa da Cultura Leonardo Coimbra, que decorrerá até ao dia 31 de março.

No dia 8 de março, pelas 10:00, inaugura-se a exposição “40º Aniversário do 25 de Abril: Itinerário e conquistas dos direitos das mulheres” na Biblioteca e Arquivo municipal de Felgueiras, com a presença da representante do Movimento Democrático das Mulheres.

Também no dia 08, serão promovidas atividades desportivas dedicadas ao público feminino, com entrada gratuita nas Piscinas Municipais para utentes.

Nas Piscinas Municipais de Felgueiras decorrerão várias atividades livres. Pelas 19:00 haverá uma aula livre de Fitness – Mulher 100% – com duração de 45 minutos e ao mesmo tempo haverá também uma aula especial de hidroginástica- Hidro Mulher-, que se repetirá pelas 19:45. No mesmo horário realizar-se-á também uma aula livre de Zumba.- Zumba “Pink”. Todas estas atividades são de entrada gratuita para as utentes, que deverão recolher o seu convite junto do técnico /professor.
Na Piscina da Lixa e na Piscina de Idães decorrerão aulas especiais de Hidroginástica- Hidro Mulher- com entrada livre para as utentes.

A Piscina da Lixa terá dois horários diferentes – 19:00 e 20:30- e na Piscina de Idães a aula decorrerá pelas 19:00.

No dia 12, os direitos das mulheres protagonizam a tarde de cinema na Casa das Artes, com uma reflexão conduzida por Rosa Oliveira, representante da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e pela jornalista Carla Cerqueira, membro da União Mulheres Alternativa Resposta, núcleo de Braga, com base no filme.

“Estamos a falar de iniciativas que em boa parte retratam a luta das mulheres, pelos seus direitos familiares, salariais, políticos e sociais, durante décadas”, referiu a vereadora da Ação Social da Câmara de Felgueiras, Carla Meireles, citada em comunicado.

O programa conta com várias atividades lúdicas e desportivas “essenciais para proporcionar um maior bem-estar às mulheres, que têm atualmente menos tempo para elas”, realçou a autarca, sustentando que “é também uma forma de dar a conhecer as atividades ao dispor nos equipamentos municipais, ao longo do ano”.