Município de Felgueiras destruiu 27 ninhos de vespa velutina em novembro

 

A Câmara de Felgueiras divulgou hoje, em comunicado, que durante o mês de novembro foram destruídos 27 ninhos de vespa velutina, também conhecida por vespa asiática, em várias freguesias do concelho.

O combate a esta praga é feito pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (vigilância e controlo), em parceria com os municípios (destruição dos ninhos).

A ação do Município de Felgueiras consiste na incineração através de um sistema munido a gás ou, quando tal não é possível (nomeadamente em construções feitas em madeira), é feito através do recurso a inseticidas.

A vespa velutina nigrithorax é uma vespa asiática que entrou no norte de Portugal em 2011. Esta espécie invasora tem-se espalhado pelos concelhos do norte do país e tem destruído várias colmeias e abelhas produtoras de mel. Apesar de construírem os seus ninhos maioritariamente em árvores, as vespas velutinas também os constroem em habitações, nomeadamente em travamentos de madeira.

“Embora o Município de Felgueiras considere que não há razão para alarme, recomenda-se o recurso imediato a profissionais de saúde em caso de picada deste inseto por uma questão de precaução”, lê-se em comunicado.

Em caso de deteção destes ninhos no concelho, o alerta deve ser dado para a Proteção Civil através do telefone 255 318 105 ou junto dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras ou dos Bombeiros Voluntários da Lixa.