Está em
Início > Opinião

Continuidade com ‘face-lift’!

Num abrir e piscar de olhos, estamos já no segundo ano do mandato autárquico, sem que as grandes opções do “novo” Executivo Municipal sejam muito diferenciadas do que foi feito anteriormente. E isto porquê?…  No primeiro orçamento (2018) deste Executivo de Nuno Fonseca foi assumido que era um Orçamento de continuidade, porque não tinha existido…

Da economia circular ao cidadão

Os sinais de degradação ambiental já são visíveis há muito tempo, mas hoje começamos a ver uma maior preocupação por parte dos governos e da União Europeia. Temos uma Europa completamente dependente de importação de matérias-primas, que tem apenas 9% de capacidade interna para 54 dos materiais essenciais à produção. Esta situação aumenta a dependência,…

Entendimentos!

O PSD/Felgueiras, numa atitude consequente com a sua intervenção de oposição recente, veio alertar para “o risco da degradação da Gestão Municipal” através de um comunicado de imprensa resultado de uma Assembleia de Secção que contou com a presença do novo PSD mas também de figuras ligadas à anterior geração de governação social democrata como…

A máquina de triturar líderes

O Partido Social Democrata tem uma tendência absolutamente autofágica para destruir e triturar líderes, alguns ainda antes de o serem. Aconteceu, recentemente, com a eleição de Rui Rio como líder nacional do partido. Concorde-se ou não, tenha-se apoiado ou não e, apesar das legítimas críticas a que foi submetido pela escolha de Elina Fraga e…

Mudar implica mudanças!

Quando alguém se propõe mudar, essas mudanças podem ser de estilo, de forma, mas as mais relevantes são sem dúvida as de conteúdo, porque são estas que permitem adoptar mudanças sustentáveis no estilo e na forma. Em Felgueiras, no dia 1 de outubro de 2017 votou-se pela mudança – não apenas no estilo -, e…

Contas de “discórdia”!…

São conhecidas as minhas críticas (http://www.expressofelgueiras.com/author/haquintela/) à estratégia política que o Executivo do PSD seguiu e que condenou o município de Felgueiras ao adiamento em assuntos estratégicos: o adiamento da revisão – fundamental – do Plano Diretor Municipal, o adiamento de obras fundamentais como é exemplo o novo e fundamental Cemitério Municipal; o adiamento da…

2018 de continuidade!…

O ano político termina em Felgueiras com a aprovação do Orçamento Municipal para o próximo ano de uma forma que não permitiu um extenso debate público sobre as opções do novo Executivo Municipal para 2018, debate que deverá sempre ser exigível para que a discussão não fique encerrada entre as quatro paredes dos Paços do…

Continuidade?

O facto das eleições autárquicas serem realizadas no último trimestre do ano traz aos novos executivos eleitos dificuldades acrescidas nomeadamente em dois aspetos complementares: elaboração do Orçamento Municipal e a definição da “carga fiscal” autárquica (Imposto Municipal sobre Imóveis, Derrama e Participação Variável do IRS). Para o novo Executivo Municipal de Felgueiras liderado por Nuno…

Acreditar!

O título desta crónica não está relacionado com nenhuma terapia de motivação tão em voga nos dias de hoje, mas sim com o início de um novo ciclo político em Felgueiras. Com a tomada de posse do novo Executivo e Assembleia Municipal ocorrido no transato dia 25 de outubro está concluída a instalação de todos…

Top