Nova conferência sobre arqueologia decorre a 07 de julho na Lixa

O Ciclo de Conferências “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega”, promovido pela Câmara de Felgueiras, debate a 07 de julho, o tema “E se com hypocaustos aqueceres o meu banho: sistemas de aquecimento nas termas e balneários romanos”, informou a autarquia.

A conferência decorrerá pelas 15:00, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra, tendo Maria Pilar Reis como oradora convidada.

Maria Pilar Reis é Investigadora do CECH (Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra) e do CEAU (Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto).

Na conferência, proporá um breve passeio entre fornalhas e pavimentos suspensos romanos, explicando a tecnologia que está por trás desta inovadora forma que os romanos inventaram e aplicaram na esfera pública e privada.

Serão apresentados exemplos lusitanos, mas também as particularidades deste sistema, tendo na Villa de Sendim um exemplo importante dessa singularidade no Noroeste.

A última conferência realizada no âmbito deste ciclo irá debruçar-se sobre o tema “A Igreja Velha de Lordelo” (21 de julho, pelas 15:00, na Casa do Risco).

As conferências decorrem em diferentes locais do concelho, abordando diferentes temáticas que fazem parte da história de todos.