Está em
Início > Cultura > Nova igreja de Lagares orçada em 2ME deverá estar concluída em maio de 2018

Nova igreja de Lagares orçada em 2ME deverá estar concluída em maio de 2018

 

A nova igreja de Lagares, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, vai custar cerca de dois milhões de euros e estará concluída em maio de 2018, avançou ao Expresso de Felgueiras o pároco da localidade.

Iniciada há cerca de 15 anos, pelo antigo pároco de Lagares, a imponente obra está em fase de conclusão, faltando ainda 500 mil euros para terminar alguns arranjos interiores e exteriores.

Nova Igreja de Lagares 4

“É uma grande obra que vai servir esta comunidade, que muitos nos tem ajudado, mas que precisámos que continue com a sua boa vontade para angariar os cerca de 500 mil euros que ainda faltam”, referiu o padre Horácio Gomes.

A nova igreja, de arquitetura moderna, foi construída junto à igreja paroquial de Lagares, que tem como padroeiro S. Veríssimo e que irá continuar a servir a população nas celebrações mais pequenas.

“A nova igreja irá acolher as grandes celebrações e as eucarísticas de fim de semana”, adiantou o padre Horácio.

Nova Igreja de Lagares 6

O novo espaço tem capacidade para 500 pessoas sentadas. É composta por duas portas, uma lateral e a porta principal, a torre sineira e uma escadaria de acesso ao edifício. Na cave, que ficará a aguardar a conclusão, deverão funcionar as salas de catequese.

Para finalizar a obra, falta ainda a parte elétrica, o gradeamento exterior, a porta principal e pequenos acabamentos no interior.

“Conto com o povo para nos continuar a ajudar e vamos também fazer um último peditório pelas empresas”, informou ainda o pároco.

 

Primeira igreja do concelho dedicada a Nossa Senhora de Fátima

A nova igreja de Lagares vai ser dedicada a Nossa Senhora de Fátima e será a primeira com devoção àquela santa.

Nova Igreja de Lagares 2

“A dedicação a Nossa Senhora surge por ser o ano Mariano e das aparições de Fátima e, atendendo que o falecido Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, era um grande devoto de Nossa Senhora de Fátima e quando a imagem peregrina andou por aqui, ele disse que gostaria de vir inaugurar esta igreja. Infelizmente faleceu, mas fica também a homenagem”, disse o padre Horácio.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima ficará no exterior da igreja, num lago preparado para receber a escultura.

Nova Igreja de Lagares 6

Nova Igreja de Lagares 5

Nova Igreja de Lagares 3

 

 

 

 

Top