Novo Rumo a Norte apresentado em Felgueiras para apoiar empresários

O município de Felgueiras acolhe, na terça-feira, a apresentação do projeto Novo Rumo a Norte (NRN), que tem como objetivo ajudar os empreendedores e as micro, pequenas e médias empresas dos 86 municípios da região Norte, informou fonte da organização.

Em comunicado, a organização adianta que é também objetivo do evento ajudar no acesso a mais e melhor informação económica e a rentabilizar os diferentes instrumentos de apoio disponíveis até 2020, no quadro do atual ciclo de fundos estruturais da União Europeia

A apresentação do NRN ocorrerá durante um seminário que, entre as 12:00 e as 17:00, decorrerá no auditório na Casa das Artes de Felgueiras.

O encontro é dinamizado pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), parceiro da Associação Empresarial de Portugal (AEP) na operacionalização do projeto nesta sub-região.

O programa inclui a formalização de um acordo de cooperação entre as duas organizações, no âmbito de uma rede colaborativa, com quase seis dezenas de membros, que tem vindo a mobilizar o movimento associativo empresarial da região Norte.

Com a iniciativa, pretende-se também familiarizar empreendedores, empresários e gestores dos 11 municípios do Tâmega e Sousa (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende) com os incentivos públicos e os principais instrumentos de financiamento ao investimento industrial.

Num painel que tem por tema “Industrialização: a alavanca para a economia global”, participarão o presidente da Comunidade Portuária de Leixões, Jaime Vieira dos Santos, o presidente do Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros, António Sousa Correia, o consultor de gestão Marques da Silva e Gisélia Ribeiro, quadro do Banco BIC, instituição que apoia a execução do projeto NRN.

Intervirão ainda a responsável pelo gabinete que na AEP representa a maior rede europeia de serviços às empresas (a Enterprise Europe Network), Maria do Céu Filipe, e o administrador da empresa Atlanta – Componentes para Calçado Alberto Meireles.

O orador principal é Fátima Tavares, coordenadora do Centro de Apoio Empresarial do Norte do IAPMEI. A ela caberá enquadrar os presentes com a temática em debate, na ótica da otimização do potencial industrial dos municípios do Tâmega e Sousa.

Na abertura dos trabalhos, às 12:00, falarão o presidente do CETS, Nuno Fonseca, o vice-presidente da AEP e diretor do projeto NRN, Luís Miguel Ribeiro, assim como o diretor dos Serviços de Desenvolvimento Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Rui Monteiro.

No encerramento, previsto para as 16:00, intervirão os presidentes da AEP, Paulo Nunes de Almeida, e da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro.