Número de turistas em Amarante aumenta sobressaindo franceses e espanhóis

Cidade de Amarante

O número de turistas que passou pela Loja Interativa de Turismo de Amarante aumentou em 2015 face ao ano anterior, predominando os portugueses, franceses e espanhóis, avançou fonte autárquica.

“A maioria dos visitantes que em 2015 desfrutou da oferta turística de Amarante tinha nacionalidade portuguesa (2.498), mas os franceses e espanhóis também procuraram Amarante para momentos de lazer e descanso”, pode ler-se num comunicado.

Entre os turistas, 2.121 eram franceses, 1.858 eram espanhóis, 732 vieram do Reino Unido, 356 da Alemanha e 2.623 de outros países.

O turismo cultural, religioso e da natureza são os principais atrativos da cidade e concelho de Amarante, no interior do distrito do Porto, onde é possível encontrar regularmente grupos de turistas de várias nacionalidades.

O Museu Amadeo de Souza-Cardoso e o Mosteiro de S. Gonçalo, ambos no centro histórico, e as confeitarias da cidade, com os seus doces conventuais, costumam ser pontos apreciados pelos visitantes.

A autarquia assinala, por outro lado, que o resultado de 2015 consolida o crescimento de anos anteriores.

De acordo com os números registados pela Loja Interativa de Turismo, situada no Largo Conselheiro António Cândido, a cidade de Amarante foi visitada, no ano passado, por 10.188 turistas, contra os 9.162 em 2014 e 6.986 em 2013.

A fonte assinala que o registo é feito pela Loja Interativa de Turismo e, como tal, “Amarante pode estar perante uma expansão turística ainda maior”.

Os meses com maior afluência de turistas foram agosto (2.397), julho (1.845) e setembro (1.294).

APM // JGJ

Lusa/fim