Está em
Início > Sociedade > Obras no novo quartel dos bombeiros deverão estar concluídas em final de 2018

Obras no novo quartel dos bombeiros deverão estar concluídas em final de 2018

 

As obras de ampliação e remodelação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras arrancaram no final de outubro e estarão concluídas até final de 2018, adiantou ao Expresso de Felgueiras fonte da corporação.

O investimento, de cerca de 758 mil euros e com 3.300 metros quadrados de intervenção, vai dotar o quartel de melhores condições para os mais de 80 operacionais, para as mulheres que fazem parte do corpo ativo e para as viaturas que hoje em dia não têm lugar abrigado.

“O novo projeto nasceu da necessidade de dotar o quartel de condições boas para a atividade dos bombeiros”, começou por referir o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras, Arnaldo Freitas.

E acrescentou: “Era uma ambição de há muitos anos. De início ainda se pensou na construção de um quartel novo, noutro local, mas com as alterações das condições tornava-se inviável”.

Ampliação Quarttel bombeiros Felgueiras

O receio da deslocação e a luz verde qua a Câmara de Felgueiras deu para a cedência do terreno contíguo, onde funcionava a Escola Profissional de Felgueiras, colocou de parte da mudança de local e surgiu a possibilidade de avançar com um projeto.

As obras de demolição já decorreram, estando agora a iniciar-se a fase de construção do novo quartel. Salvaguardados, adiantou ainda o presidente da direção, estão os constrangimentos em termos de trânsito

“Não será um problema. Já falamos com a câmara no sentido de reorganizar o trânsito nesta zona”, avançou Arnaldo Freitas.

A obra, tem o valor ilegível de cerca de 694 mil euros, financiada em 85% por fundos comunitários, através do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), mas pode ser majorada até 95% se a obra for realizada dentro dos prazos previstos.

A parcela não ilegível, no valor de quase 68 mil euros, será investida pela Associação Humanitária, assim com os restantes 15 ou 05% do valor ilegível.

 

Novo quartel com mais espaço para as mulheres e 20 novos recrutas

O novo quartel terá mais espaço para acolher as mulheres que fazem parte da corporação e para os 20 novos recrutas que estão a terminar o curso de bombeiros e integrarão o corpo ativo no início de 2018.

Júlio Pereira, comandante dos Bombeiros de Felgueiras, realçou a importância da ampliação e lembrou que o atual quartel, construído há quase 50 anos, foi pensado para homens.

“Foi um quartel pensado para homens, mas hoje a realidade é diferente. Temos mulheres, mais viaturas e precisámos de mais espaço par outras valências”, destacou.

A ampliação prevê a construção de vários novos espaços e a remodelação de alguns dos atuais, garantindo garagens separadas para as viaturas de incêndio e para as ambulâncias e uma nova parada operacional.

Serão também construídos espaços para balneários e sanitários masculinos e femininos, vestiários de fardamento, espaço de convívio, oficina, área de comando, central de comunicações, novas camaratas, incluindo femininas que não existem no atual quartel e sala de formação.

“Apesar da dedicação que os nossos bombeiros têm à corporação, vão ter aqui um incentivo com o novo quartel”, garantiu o comandante, confessando que gostaria de inaugurar o novo quartel a 24 de novembro de 2018, data em que os Bombeiros de Felgueiras completam 120 anos.

Top