Praça da República acolhe exposição com 60 espantalhos

Sessenta espantalhos construídos por várias instituições do concelho de Felgueiras estão expostos, na Praça da República, até ao dia 07 de abril, para dar as boas vindas à primavera, informou a autarquia.

Os trabalhos, que têm como tema “A Chegada à Lua – Mistérios da Galáxia”, instituído pela NASA para assinalar os 50 anos da chegada do homem à lua, são feitos a partir de materiais recicláveis.

Segundo Ana Medeiros, vereadora da Cultura da Câmara Municipal, citada em comunicado, “esta exposição envolve diferentes ações pedagógicas, não só a nível histórico, mas também a nível ambiental”.

“Baseámo-nos em factos históricos, lançando o desafio às instituições para que estas possam aprofundar o tema proposto. Ao mesmo tempo, é obrigatório para a realização dos trabalhos, a reutilização de materiais, que funciona como um alerta para a necessidade de reciclar em prol da proteção do meio ambiente”, concluiu a autarca.

A iniciativa é já um sucesso traduzido na exposição da criatividade e da imaginação de crianças, jovens e seniores do concelho.

No concurso, participam instituições públicas e privadas, como escolas, IPSS e restantes associações sem fins lucrativos do Município de Felgueiras. É ainda permitida a participação de escolas e jardins de infância do concelho, pertencentes a instituições com fins lucrativos.

Os trabalhos serão avaliados por um júri. Todos os participantes receberão um prémio de participação no valor de 100 euros.

Os premiados serão contemplados com 250 euros (1.º prémio), 200 euros (2.º prémio) e 150 euros (3.º prémio).