Está em
Início > Destaque > Presidente da Câmara de Fafe Raul Cunha assume liderança da CIM do Ave

Presidente da Câmara de Fafe Raul Cunha assume liderança da CIM do Ave

O presidente da Câmara de Fafe Raul Cunha (PS) foi eleito para a liderança da Comunidade Intermunicipal do Ave, confirmou hoje o autarca, que destacou a importância dos fundos europeus para a região nos próximos anos.

Em declarações à Lusa, o autarca socialista sublinhou hoje que a sua eleição foi feita por consenso, após “um período de reflexão” dos autarcas relativamente ao que se espera da CIM neste mandato.

“Nós não podemos virar a cara aos desafios e estamos aí para dar o nosso contributo para desenvolver a região”, comentou Raul Cunha.

O presidente de Fafe recordou que está em “plena execução” o pacote de fundos do Portugal 2020 e que muitos projetos nesse âmbito “passam muito pela CIM do Ave”.

“Temos de impulsionar isso, porque é uma das formas de trazer desenvolvimento para o território”, anotou.

Além da gestão dos fundos europeus nos próximos anos, Raul Cunha destaca o pacote de descentralização de competências para os municípios que o Governo se propõe desenvolver neste mandato autárquico, frisando que as comunidades intermunicipais terão “um papel importante” nessa matéria.

“É um desafio acrescido por este motivo”, acentuou, antecipando os próximos anos e prometendo dedicação de todos os presidentes de câmara do território.

Raul Cunha Conferência de imprensa Câmara de Fafe 4
Presidente fafense vai liderar os destinos do Vale do Ave nos próximos quatro anos

Garantiu também que “no que depender dos presidentes da CIM”, seguramente darão o seu “melhor” para que possam concretizar este quadro comunitário “ao máximo”,

Raul Cunha sucede no cargo ao autarca de Guimarães, Domingos Barbosa, e terá como vice-presidentes da CIM do Ave o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira (PS), e o presidente da Câmara de Vieira do Minho, António Cardoso (PS).

A CIM do Ave compreende os municípios de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela, representando um universo de 425 mil habitantes.

APM // LIL

Lusa/fim

Top