Presidente da Câmara reforçou importância da produção de vinho verde no concelho

O presidente da Câmara de Felgueiras reforçou hoje a importância do concelho na produção de vinho verde, numa visita efetuada à Cooperativa de Felgueiras, informou fonte da autarquia.

“Este é um sector do nosso concelho que não podemos descurar, temos de estar atentos, temos de estar sempre perto da realidade, porque recorde-se que Felgueiras é o maior produtor (campanha 2017/2018) de vinho verde da região, com cerca de 14 milhões de litros o que representa cerca de 15% da produção total”, disse Nuno Fonseca, citado em comunicado.

O autarca ouviu dos produtores como estavam a decorrer as vindimas 2018.

“Embora ainda não existam dados oficiais da quantidade da produção da colheita 2018, esta será significativamente inferior relativamente à anterior, quer na região dos vinhos verdes quer nas outras regiões, mas existem indicadores que confirmam que será um ano de vinho de grande qualidade, aliás como é caraterística da nossa terra”, rematou.

 

Nuno Fonseca visita cooperativa

 

O concelho de Felgueiras, que integra a sub-região do Sousa da Região Demarcada (desde 1908) dos Vinhos Verdes, é o maior produtor de Vinho Verde da região. As caraterísticas naturais desta terra reúnem condições para a produção de vinhos de excelência, brancos, tintos e espumantes, bem como de aguardentes bagaceiras e vínicas.

Em 2017, Terras de Felgueiras – Caves Felgueiras recebeu 9,7 milhões de quilos de uvas e exportou vinhos para 25 países, sendo a Rússia, o Brasil e os Estados Unidos da América, os maiores mercados.