Produtores de Gado de Resende recebem 16 mil euros em incentivos

162 animais premiados na tradicional Feira de S. Cristóvão

A Câmara de Resende vai atribuir mais de 16 mil euros em incentivos a produtores de gado do concelho, avançou fonte da autarquia.
“Este ano vão ser atribuídos prémios a 162 animais de acordo com as Normas Reguladoras de Atribuição e Incentivos à Criação de Gado Tradicional, que atribui por uma única vez e por animal, um prémio de 100,00 euros aos produtores proprietários de Raça Arouquesa”, lê-se em comunicado.
Os incentivos vão ser atribuídos no decorrer da Feira de S. Cristóvão, na freguesia de Felgueiras, que se realiza todos os anos no dia 25 de julho.
É na Serra do Montemuro que a criação de gado bovino de Raça Arouquesa é mais relevante, local onde parte significativa da população ainda vive da agricultura e sobretudo da reprodução desta raça.
“Com a atribuição destes incentivos pretende-se dar ganho na escala de produção de gado, promovendo uma das raças autóctones mais importantes da região de Entre Douro e Minho, contribuindo, desta forma, para a melhoria e dispersão de bovinos de raça arouquesa, isentos de doenças contagiosas”, refere o comunicado.