Está em
Início > Destaque > Reforço de pessoal reforçou cirurgias e consultas externas em Penafiel e Amarante

Reforço de pessoal reforçou cirurgias e consultas externas em Penafiel e Amarante

A recente contratação de médicos e enfermeiros, realizada pelo Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), permitiu aumentar em cerca de 15% o número de cirurgias e consultas feitas em janeiro deste ano, avançou hoje à Lusa fonte hospitalar.

Feitas as contas, face a janeiro de 2015, foram realizadas mais 1.615 intervenções cirúrgicas no conjunto das cirurgias de ambulatório e no regime convencional, nas unidades de Penafiel e Amarante, assinala a fonte.

Comparados os números com janeiro de 2016, também se verificou um aumento nas consultas externas, que o CHTS indica ter sido de 8%.

No final de 2016, a nova administração anunciou o reforço nos quadros médicos de várias especialidades e de profissionais de enfermagem. Também foi aumentado o número de auxiliares.

Na consulta externa, o CHTS realizou 27.565 consultas, mais 2.012 do que em janeiro de 2016.

Desses números, destaca-se que foram realizadas 813 novas consultas, indicador que, assinala a fonte, “evidencia o acesso de novos e mais doentes às consultas de especialidade”.

No domínio das visitas domiciliárias, não médicas, também ocorreu um aumento de cerca de 11,3%, atingindo as 602, o que traduz, segundo o CHTS, “uma clara aposta no apoio de proximidade”.

Ao nível do internamento, ocorreu um crescimento de 18%, com uma variação positiva de 301 doentes.

Na área de hospital de dia foram realizadas mais 8% de sessões, permitindo atender 2.559 doentes.

A direção do centro hospitalar assinala que os resultados também se devem ao forte empenho dos profissionais, recordando que o reforço das equipas tem sido uma prioridade.

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que compreende os hospitais de Penafiel e Amarante, serve os 12 concelhos da região, com uma população de cerca de 550.000 habitantes.

APM // LIL

Lusa/fim

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com