Está em
Início > Política > Resultados da auditoria à Câmara serão levados à assembleia municipal de novembro

Resultados da auditoria à Câmara serão levados à assembleia municipal de novembro

O presidente da Câmara de Felgueiras disse hoje à Lusa ter sido iniciada a auditoria às contas da autarquia e que as conclusões serão levadas à assembleia municipal de novembro.

Nuno Fonseca referiu que o trabalho está a ser realizado por uma equipa de cinco elementos pertencente a uma empresa da especialidade contratada pelo município.

“Eles têm estado cá a trabalhar”, afirmou.

Questionado sobre se já há alguns resultados preliminares da auditoria, o autarca respondeu que não está por dentro do trabalho que tem sido desenvolvido, “com total independência”, pelos auditores que estão a analisar as contas da câmara e das empresas municipais, no período que corresponde aos últimos quatro anos.

A decisão política de se avançar para a auditoria foi tomada no início do mandato quando a nova gestão (PS/Livre), eleita e outubro de 2017, constatou nas contas camarárias o que considerou serem situações que careciam de esclarecimento.

Nuno Fonseca também aludiu à situação económica difícil que disse ter encontrado a autarquia, nomeadamente um volume elevado de encargos que transitaram do mandato anterior e que condicionam a atuação da nova liderança.

 

Nuno Fonseca constas auditoria

Também o PSD, que governou Felgueiras nos dois mandatos anteriores, desafiou a nova gestão para a realização da auditoria e assim esclarecer as dúvidas, que considerou “injustas”, suscitadas pela nova liderança municipal.

Os vereadores social-democratas, agora na oposição, defenderam nas primeiras reuniões do mandato que a gestão PSD deixou a autarquia com contas equilibradas.

A divergência de opiniões entre as duas forças representadas no atual executivo sobre a saúde financeira da edilidade desencadeou acesas discussões entre o presidente da câmara e João Sousa, primeiro vereador da oposição e ex-vice-presidente da gestão social-democrata, acabando ambos por concordar com a ação auditoria.

Nuno Fonseca disse hoje esperar que os resultados da auditora esclareçam, de uma vez por todas, quem tinha razão no debate travado nos primeiros meses do mandato e contribuam para o esclarecimento dos munícipes.

Top