Está em
Início > Destaque > Reuniões de Câmara em Felgueiras vão percorrer as freguesias do concelho

Reuniões de Câmara em Felgueiras vão percorrer as freguesias do concelho

As reuniões do executivo municipal de Felgueiras vão passar a realizar-se pontualmente nas sedes das juntas de freguesia, o que vai ser iniciado no dia 15 na localidade de Aião, avançou hoje à Lusa fonte autárquica.

Segundo a fonte, este desenvolvimento cumpre uma promessa feita aos munícipes, em campanha eleitoral, pelo então candidato à presidência da câmara Nuno Fonseca, que viria a ser eleito para o cargo, com maioria absoluta, nas autárquicas de 01 de outubro, derrotando o social-democrata Inácio Ribeiro.

Reunião de Câmara de Felgueiras fevereiro
As reuniões de câmara costumam realizar-se duas vezes por mês no salão nobre dos Paços do Concelho

A autarquia pretende, desta forma, aproximar o poder autárquico da população, proporcionado aos residentes nas freguesias a possibilidade de assistir a uma reunião de câmara e nela poderem falar com o presidente e vereadores, no período regimentalmente reservado à intervenção do público.

 

Reuniões nas freguesias por ordem alfabética

O executivo decidiu que as reuniões de câmara a realizar nas freguesias ocorrerão por ordem alfabética em cada uma das localidades, o que justifica que Aião, uma das mais pequenas freguesias do concelho, seja a primeira da lista.

Desde o início do atual mandato autárquico que todas as reuniões do executivo são públicas, decisão tomada por iniciativa da nova maioria socialista, que decorreu também de uma promessa eleitoral.

Antes desta decisão, os munícipes só podiam assistir à segunda reunião ordinária de cada mês.

 

Presidente atende munícipes ao sábado

Outra medida adotada pela nova gestão da coligação “Sim Acredita” (PS/Livre) é a possibilidade de os munícipes poderem reunir-se com o presidente da câmara, nos Paços do Concelho, no primeiro sábado de cada mês, para que os cidadãos que trabalham durante a semana se possam deslocar à autarquia e reunir-se com Nuno Fonseca, sem faltar ao emprego.

É também intenção da maioria passar a realizar sessões da Assembleia Municipal nos principais polos urbanos do concelho, nomeadamente a cidade da Lixa e as vilas de Barrosas e da Longra.

Este conjunto de alterações, destacou a fonte, destinam-se a reforçar a ligação entre os eleitos e os eleitores, “refletindo uma nova fase de proximidade do exercício do poder político no concelho”.

APM // LIL

Lusa/fim

Top