Está em
Início > Cultura > Rota do Românico impulsiona aumento de 60% nas dormidas na região

Rota do Românico impulsiona aumento de 60% nas dormidas na região

As dormidas no Tâmega e Sousa subiram 60% em cinco anos, o maior crescimento na região norte, atingindo em 2015 as 220.00, com a Rota do Românico a ser produto turístico mais procurado, anuncia hoje fonte do projeto.

“Em apenas cinco anos, a região do Tâmega e Sousa passou de cerca de 136.000 dormidas, em 2010, para mais de 220.000, em 2015, segundo dados do Instituto Nacional de Estática”, lê-se num comunicado enviado à Lusa.

O contributo da Rota do Românico para o aumento da atratividade do território, acrescenta-se no documento, foi destacado no Laboratório Estratégico de Turismo, que se realizou no Museu do Douro, na Régua, no âmbito da discussão pública da Estratégia para o Turismo 2027.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (2015), na última década os 11 municípios do Tâmega e Sousa obtiveram a maior taxa (15,4%) de variação média anual no número de dormidas, correspondente a um aumento total de mais de 128.000 dormidas.

Mosteiro-de-Pombeiro-2

“A Rota do Românico tem vindo a afirmar-se, paulatinamente, como o principal produto turístico-cultural do Tâmega e Sousa, convertendo-o num dos destinos de referência da região Norte”, assinala-se ainda na comunicação.

A Rota do Românico integra 58 monumentos distribuídos por 12 municípios do Tâmega e Sousa.

Aquele projeto turístico-cultural tem apostado, nos últimos cinco anos, “numa forte campanha de comunicação e marketing, que tem contribuído para a sua crescente notoriedade no mercado turístico, nacional e internacional”.

Além das campanhas de publicidade em vários meios de comunicação social e outdoors, a Rota do Românico tem participado regularmente em feiras internacionais de turismo, para além de promover visitas destinadas a operadores turísticos e a jornalistas da especialidade.

A rota integra desde 2009 uma rede internacional de locais e itinerários românicos, de oito países europeus, designada Transromânica, classificada como “Grande Itinerário Cultural do Conselho da Europa”.

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com