Segunda edição do evento “Há Festa na Aldeia do Burgo” foi um sucesso

 

A segunda edição do evento “Há Festa na Aldeia do Burgo” contou com a adesão de muitos foliões, que participaram nas inúmeras atividades desenvolvidas no fim de semana, informou fonte da autarquia.

Torneio de fisga, passeio de bicicletas antigas, a prova dos típicos vinhos das Terras de Felgueiras, a eucaristia em honra de S. Bento, a visita guiada ao Mosteiro de Pombeiro e um espetáculo de percussão, foram algumas das atividades promovidas.

Nesta edição, o evento decorreu nas imediações do Mosteiro de Pombeiro e a envolvência da população foi notória contando com a participação de habitantes das freguesias de Vila Fria e de Pombeiro.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, focou o facto de esta atividade agregar a preservação e reviver a cultura e as tradições muitas vezes guardadas na memória.

Há Festa na Aldeia 2

O Bordado de Filé é um dos símbolos desta iniciativa, onde participam várias bordadeiras.

O autarca sublinhou a importância dos bordados de Filé para esta comunidade e a importância de fazer “renascer” esta atividade.

“Há uns anos, o dinheiro amealhado na venda destas peças únicas contribuía para o sustento de muitas famílias. Todos nos lembramos da exposição desta renda ao longo da EN101. Mais do que uma atividade económica é uma cultura”, disse.

Em jeito de balanço, o edil realçou o facto de já haver muitos interessados em desenvolver o negócio relacionado com o filé.

“É gratificante constatar que as atividades promovidas pela autarquia servem de motivação para a dinamização de atividades, muitas vezes esquecidas”, concluiu o autarca.

A vereadora das Atividades Económicas e do Turismo, Adelina Silva frisou o sucesso da atividade e realçou “que o evento é para repetir nos próximos anos”.