Está em
Início > Cultura > Semana Concelhia da Leitura de Fafe envolve escolas e município

Semana Concelhia da Leitura de Fafe envolve escolas e município

O Município de Fafe, os três agrupamentos de escolas do concelho e a ACR Fornelos estão envolvidos na Semana Concelhia da Leitura, que arrancou na segunda-feira, informou fonte da autarquia.

Sob o mote “Hoje leitor, amanhã leitor”, o evento envolve centenas de jovens e professores que, ao longo da semana, vão participar em atividade que dinamizam o livro e a leitura, o contacto com autores, a leitura de textos e de poemas, a visualização de filmes sobre livros, oficinas de escrita e de leitura, chá com livros, exposições e outras iniciativas dirigidas para o público estudantil.

A sessão de abertura decorreu na segunda-feira, com a presença do vereador da Educação e da Cultura, Pompeu Martins, estando ainda na mesa o presidente da Direção da Cruz Vermelha, António Fernandes, o chefe da Divisão de Cultura da autarquia, Artur Coimbra e a bibliotecária Natércia Batista.

 

Semana da Leitura em Fafe

 

 

Projeto “Voluntários da Leitura” vai promover o livro nos 13 centros de convívio do concelho

O Município contribui para Semana da Leitura com diversos momentos, com destaque para a apresentação do projeto “Voluntário da Leitura” e a promoção do livro nos 13 centros de convívio existentes no concelho, iniciativa que conta com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa.

Na sessão de abertura, foram apresentados o historial e os objetivos da Biblioteca Municipal, elencados os dez autores mais lidos no ano findo naquele espaço e homenageado pela primeira vez o “Leitor do Ano de 2018”, no caso concreto, Nelson Araújo, o leitor que mais livros requisitou ao longo do ano anterior.

Na terça-feira, decorreu a entrega de prémios do Concurso Concelhio de Poesia “O Poeta em mim”, na Biblioteca Municipal e que será animado pela leitura de poesias e por dois momentos musicais a cargo da Academia de Música José Atalaya.

 

Semana da Leitura em Fafe 3

 

Hoje, no Teatro-Cinema, decorre o teatro pedagógico para alunos do 11º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Fafe, com a peça “Episódios da Vida Romântica”, enquanto no dia seguinte tem lugar a iniciativa “Ler não custa nada”, uma montra de livros que a Biblioteca disponibiliza para oferta a quem o pretenda.

Na sexta-feira, a Biblioteca apresenta uma exposição de micro-contos com a designação “Tecendo Palavras”, encerrando a sua participação no evento. Os micro-contos serão oportunamente trabalhados nos centros de convívio no sentido da criação de objetos artísticos a partir do seu conteúdo.

Citado em comunicado, o vereador Pompeu Martins destacou “a fundamental e preciosa” colaboração dos professores bibliotecários, em grande número na sala, para o desenvolvimento e concretização do programa da Semana Concelhia da Leitura.

O autarca agradeceu também ao presidente da Direção da Cruz Vermelha a colaboração para o novo projeto que terá como palco os centros de convívio, cujos utentes serão potenciais “voluntários da leitura” e leitores das obras que a biblioteca disponibilizará para os mesmos.

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com